Gênero e superdotação: um olhar para a representação feminina

Autores

  • Clarissa Maria Marques Ogeda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Ketilin Mayra Pedro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Miguel Cláudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.217-231

Resumo

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) apresentam habilidade acima da média, altos níveis de envolvimento com a tarefa e criatividade. Embora este fenômeno possa se manifestar no gênero masculino ou feminino, as pesquisas demonstram que o número de homens identificados como AH/SD é superior. Sendo assim, objetivamos revisar e analisar as produções acadêmicas, indexadas em bases de dados, que versavam sobre gênero no contexto das AH/SD. Os dados de pesquisa revelaram que há poucas produções nacionais que investiguem indivíduos do gênero feminino dentro da AH/SD, o que evidencia uma dificuldade na identificação de meninas AH/SD. Apontamos urgência de mais pesquisas que auxiliem na elucidação dos motivos pelos quais essa realidade ocorre e na quebra de paradigmas sexistas instaurados histórica e socialmente para que essas meninas deixem de ser negligenciadas.

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Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo