Aprendizagem dialógica na escola, na pesquisa e na formação docente: contribuições do “Projeto Roda com Arte”

Autores

  • Adriana Fernandes Coimbra Marigo Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Roseli Rodrigues de Mello Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.142-155

Resumo

Este trabalho apresenta o conceito de aprendizagem dialógica como eixo orientador de escolas, pesquisa e formação docente, revelando resultados de pesquisa de mestrado realizado em uma escola pública de um município paulista. Com o objetivo de compreender processos educativos que se manifestam em atividades de reflexão em torno de obras artísticas clássicas na perspectiva da aprendizagem dialógica, a pesquisa contou com participação de três crianças, duas professoras e uma coordenadora pedagógica, para elaborar e concretizar uma atividade educativa e social denominada, inicialmente, como “Projeto Roda com Arte” e, posteriormente, como “Tertúlia Dialógica de Artes”. Foram utilizados procedimentos da metodologia comunicativa crítica, tais como observação, grupo de discussão e entrevista, tendo por base a intersubjetividade que decorre de reflexão coletiva com as pessoas participantes. Os resultados contribuíram para aproximar teoria e prática, evidenciando ações relacionadas à escola, à pesquisa e à formação docente, como aspectos constitutivos de mesma realidade educacional. Concluída a pesquisa, a atividade permanece como objeto de demandas de formação continuada, para realização com pessoas adultas, adolescentes e crianças, em âmbitos escolares e não escolares, validando e ampliando seus resultados e confirmando suas relevâncias acadêmica e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo