Trabalhando com teoria e prática: artes visuais e artes cênicas na formação continuada de professores

Autores

  • Caroline Raniro Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Juliane Raniro Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2015.4.6.176-189

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa participante que envolveu 47 alunas de um curso de especialização em Educação Infantil oferecido por uma universidade federal do interior do estado de São Paulo. Foram realizadas quatro aulas para trabalho com artes visuais e artes cênicas com duração total de 30 horas e os dados foram coletados por meio de observações participantes e questionários de respostas abertas. O objetivo geral desse estudo era aliar a teoria com vivências práticas ao longo da disciplina e assim poder formar efetivamente as docentes para que concluíssem a disciplina com condições mínimas para atuar na sala de aula com as crianças. A análise permitiu concluir que o objetivo foi atingido. Além das propostas serem bem avaliadas pelas alunas, elas contribuíram para uma melhor compreensão da atuação docente, ampliando o olhar sobre o trabalho com artes na Educação Infantil e intervindo não só profissionalmente, mas também no desenvolvimento pessoal das alunas. É possível por meio da pesquisa, provocar uma reflexão acerca da formação docente, ampliando e enriquecendo a discussão sobre a importância de se criar situações significativas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo