O valor dialógico da leitura de imagem: algumas reflexões para o ensino de arte a partir do pensamento bakhtiniano

Autores

  • Gilberto de Castro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Melissa de Melo Wakim Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.101-113

Resumo

Este artigo visa discutir teoricamente a ampliação do conceito de leitura para conceber outras formas de ler como prática de linguagem, levando-se em conta as possibilidades atuais de interação. Apresenta como fundamentação principal a concepção dialógica de interação própria da teoria de Mikhail Bakhtin e as discussões de Jesús-Martín Barbero, desenvolvidas pela linha dos Estudos Culturais na América Latina, sobre recepção e modelos de comunicação. A partir desse referencial, tem como objetivo apresentar reflexões sobre o sujeito, em sua capacidade de realizar “leituras” e de dialogar com o mundo, assim como questionar a leitura de imagem, mediante a diversidade de referências visuais da

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo