Algumas representações de educação física de alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá – MT

Autores

  • Jorge Eto Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG - MT)
  • Fabiana Cristina de Lima Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Allan Kardec Benitez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.127-138

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as representações de alunos ingressantes e concluintes sobre a formação de professores em Educação Física. Para a investigação utilizou-se como categoria de estudos o conceito de representação sob a ótica dos Estudos Culturais. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos pesquisados foram 35 alunos de licenciatura, de ambos os sexos, em uma instituição privada localizada em Cuiabá no estado de Mato Grosso, sendo que 22 alunos são ingressantes e 13 concluintes. Concluiu-se que os alunos ingressantes encontravam-se ainda com uma visão tecnicista (esportivista) e os concluintes ampliaram suas representações ao terem contato com os saberes acadêmicos apresentando uma visão difusa sobre a Educação Física. Por não perceber-se na análise uma postura crítica por parte dos alunos aos aspectos ligados à formação acadêmica, sugerem-se pesquisas em outras instituições para futuras comparações de resultados proporcionando um maior entendimento quanto as representações identitárias da Educação Física.

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo