SOMOVIMENTO: sapatear instabilidades

Autores

  • Elke Siedler Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Victória Ferreira Napoli Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4583

Resumo

A presente escritatrata-se da sí­ntese de um memorial artí­stico-acadêmico sobre o processo de criação desenvolvido no trabalho de conclusão de curso intitulado "Somovimento: sapatear instabilidades" , apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR. O objeto de pesquisa versa sobre possibilidades relacionais de codependência entre som e movimento, a partir do uso do sapato do sapateado em contato com diversas materialidades e em relação intrí­nseca com o conceito de metáfora (LAKOFF; JOHNSON apud NUNES, 2006). O interesse em problematizar o entendimento de um corpo-instrumento e em função da música, no contexto do sapateado, são questões que impulsionam a pesquisa. Os procedimentos de criação partem do entendimento de instabilidade (NUNES, 2002) do corpo em relação ao espaço fí­sico e apostam na fricção das relações obra-espectador, ao propor convites de engajamento na dança digital, por meio de estratégias dramatúrgicas que aguçam a imaginação na experiência de fruição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elke Siedler, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SC) e professora colaboradora da Licenciatura e Bacharelado em Dança (UNESPAR), desde 2017. Artista-docente e pesquisadora das artes do corpo com ênfase em processos criativos, execução da dança e terapia corporal em intersecção com o yoga.

Victória Ferreira Napoli, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Dança na Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Bailarina, coreógrafa e professora em cursos de dança informal em Curitiba (PR). Membro da Gestão 2021-2022 do Fórum Brasileiro de Sapateado.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Siedler, E., & Ferreira Napoli, V. (2022). SOMOVIMENTO: sapatear instabilidades. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4583