Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto deve ser original e inédito, escrito em português, inglês, francês ou espanhol; deve estar de acordo com a linha editorial da Revista O Mosaico e não estar em avaliação para publicação por outro periódico. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor/a";
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou equivalentes, salvo com a extensão .doc ou .docx. Formatos que exijam uma outra extensão deverão estar justificados em "Comentários ao Editor/a";
  • Os URLs para as referências (quando não fizerem menção à autoria do texto) devem ser informadas quando possível, seguindo-se o padrão de formatação indicado;
  • O texto deve estar adequadamente formatado de acordo com as normas requeridas, seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no item “Diretrizes para Autores/as”;
  • Os dados biográficos (4 a 7 linhas) devem ser inseridos no perfil público do sistema, contendo link obrigatório para o Currículo Lattes, ORCID etc., enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmica e/ou artísticas;
  • O arquivo a ser enviado para a submissão não deve conter informações de autoria. Deve-se remover todos os nomes ou referências (inclusive visuais) que permitam identificar os/as autores/as.
  • Os textos devem estar no domínio dos campos das Artes (Artes Visuais, Artes do Vídeo, Artes da Cena, Performance, Teatro, Dramaturgia, Literatura, Audiovisual, Cinema, Dança e Música).

Diretrizes para Autores

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN 2175-0769) concentra-se nas áreas das Artes Visuais, Artes do Ví­deo, Artes da Cena, Performance, Teatro, Audiovisual, Cinema, Dança, Dramaturgia, Literatura e Música. Artigos fora do domí­nio das Artes serão recusados.

A seguir, a descrição das categorias publicáveis na Revista:

Artigos: compreende textos que contenham estudos e/ou pesquisas no campo das Artes, com análise a partir de um escopo teórico e literatura crítica. Utiliza linguagem formal: objetividade, organização lógica dos tópicos, introdução, desenvolvimento e conclusão conectadas, com problematização e metodologia explicitadas. Devem conter no mí­nimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo referências e folha de rosto (com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna). Destina-se a mestrandos/as em co-autoria com seus correspondentes orientadores/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Ensaios: compreende textos que contenham uma exposição crí­tica e/ou poética sobre determinado recorte. Utiliza linguagem opinativa e analítica. Devem conter no mí­nimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo referências e folha de rosto (com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna). Destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus correspondentes orientadores/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Resenhas: compreende análises crí­ticas de livros, coletâneas, dissertações, teses acadêmicas no campo das Artes (disponí­veis online), obras audiovisuais (documentários, filmes), publicados ou exibidos nos últimos 04 anos (em relação ao número/ano do volume da Revista). Devem conter a identificação dos pontos fortes e fracos da obra resenhada em termos de sua estrutura, conteúdo, estilo, clareza, coerência da linguagem empregada e relevância e significado da obra para o campo de estudos/área em que se insere. Deve fornecer exemplos específicos ou outras evidências para apoiar sua avaliação. Devem conter no mí­nimo 05 e no máximo 10 páginas, incluindo referências e folha de rosto (com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Entrevistas: compreende textos que transcrevam o diálogo crítico entre pesquisadores/as, profissionais ou artistas sobre um determinado recorte. Devem conter no mí­nimo 05 e no máximo 10 páginas, incluindo folha de rosto [com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna, breve currí­culo (3 a 5 linhas) da pessoa entrevista, data e local de realização da entrevista]. Podem conter imagens e/ou fotografias diagramadas em um documento em formato .DOC ou .DOCX, com respectiva legenda e créditos da imagem. Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Tradução: compreende a tradução de textos de estudos artí­sticos em lí­ngua estrangeira moderna para seu correlato em lí­ngua vernácula brasileira. Devem conter informações básicas sobre o projeto de tradução, tais como o título do texto original, seu contexto de produção e sua relevância para o campo de estudos/área em que se insere, bem como as justificativas para sua publicação em língua portuguesa; o nome, a data da tradução, a autorização do/a detentor/a dos direitos de publicação para a tradução e quaisquer outros detalhes considerados relevantes. Devem conter no mí­nimo 05 e no máximo 10 páginas, incluindo folha de rosto (com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna, breve currí­culo da obra e autor/a a ser traduzido). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Memorial artí­stico-reflexivo [descritivo]: compreende em relato analítico-reflexivo e crítico sobre um processo criativo em Artes, onde constam informações sobre o conceito da obra e uma descrição detalhada do trabalho de produção artí­stica. É destinada para pesquisas iniciais, podendo receber submissões de discentes de graduação e mestrado sem a participação de orientadores/as. Deve conter no mí­nimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna). Deverá ser composto pelos seguintes itens: Tí­tulo da Criação Artí­stica; Apresentação da questão/proposta investigativa; Descrição comentada dos procedimentos metodológicos; Articulação crí­tica com referenciais bibliográficos/teóricos e artí­sticos; Apontamentos dos resultados finais; Documentação/registro visual e/ou fotográfico do processo (devidamente referenciadas em suas fontes); e Outras informações que considerar pertinente ao memorial.

 

** Visando publicações no campo dos processos criativos em Artes, a partir de março 2024 a Revista O Mosaico aceitará submissões de formas livres, poéticas e/ou expandidas (editores/as da Revista podem, eventualmente, convidar autores/as e artistas para estas submissões, assim como avaliadores/pareceristas específicos, segundo a decisão do corpo editorial), tais como:

Dramaturgias: textos teatrais inéditos e originais, peças curtas, experimentações em escrita cênica. Devem seguir o formato: rubricas em itálico; nomes dos personagens (quando houver) que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Devem conter no mí­nimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com tí­tulo, texto de apresentação da obra). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Partituras Musicais: textos originais, transcrições, arranjos, etc., acompanhados de texto de apresentação que contextualizem e justifiquem a criação. Nomes das notas musicais em maiúsculas (Dó, Ré, F, G# etc.). Devem conter no mí­nimo 02 e no máximo 10 páginas, incluindo folha de rosto (com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira moderna, breve currí­culo do/a autor/a e apresentação da obra). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

Ensaios visuais: As imagens e os textos que eventualmente componham o ensaio visual devem ser enviados editorados, isto é, diagramadas em um documento em formato .DOC ou .DOCX.. Podem ser enviados ensaios fotográficos, portifólios, criações verbo-visuais, registros de processos artísticos, com frames ou stills de vídeo, fotografias de obras etc. Deve ter no mínimo 05 e máximo 10 páginas em formato A4, respeitando as especificações da revista, podendo estar orientadas tanto no modo retrato (vertical) ou paisagem (horizontal). Devem apresentar no mínimo 06 imagens e no máximo 12 imagens, acompanhadas de legenda contendo os seguintes dados: autoria, título, ano de produção, técnica e dimensões, precedidos de texto de apresentação de até duas páginas. As imagens devem ter resolução de 200 dpi, sendo no mínimo 800 pixels e no máximo de 1600 pixels (para arquivos digitalizados de imagens não digitais), ou 72 dpi em full hd para elementos em rede, em formato PNG ou JPG. Deverão ser enviadas em arquivos separados através da plataforma da Revista devidamente identificadas como: figura_01, figura_02, etc. Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

* A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.

 Outras Formas Livres: crítica de espetáculos, festivais e/ou exposições, concertos musicais, curadorias, poesias, conferências e palestras. Devem conter no mí­nimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com tí­tulo, texto de apresentação da obra). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres; doutores/as; e/ou pós-doutores/as.

 

INSTRUÇOES PARA AUTORES/AS

FORMATAÇÃO

1 Os textos devem iniciar com folha de rosto contendo:

1.1 tí­tulo em caixa alta, negrito (com ou sem subtí­tulo) – centralizado em fonte Arial 14;

1.2 resumo em lí­ngua vernácula (mí­nimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Arial, tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);

1.3 palavras-chave em lí­ngua vernácula, separadas por pontos e ví­rgula (de 3 até 5 palavras) que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado.
Exemplos: Vocabulário Controlado USP; VCB das Bibliotecas do Congresso Nacional, BNDigital da Biblioteca Nacional.

1.4 tí­tulo em lí­ngua estrangeira em caixa alta, em negrito (com ou sem subtí­tulo) – centralizado em fonte Arial 14;

1.5 resumo em lí­ngua estrangeira (mí­nimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Arial, tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);

1.6 palavras-chave em lí­ngua estrangeira separadas por ponto e ví­rgula (de 3 até 5 palavras que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado;

 

  1. ORIENTAÇÕES

2 Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto, com  extensão .doc ou .docx (formatos que exijam uma outra extensão deverão estar justificados em "Comentários ao Editor/a") e devem seguir as diretrizes abaixo:

2.1 texto escrito em fonte Arial, tamanho 12, justificado e em entrelinhamento de 1,5 cm;

2.2 notas de rodapé, quando necessário, fonte Arial em tamanho 10, justificado e com entrelinhamento simples;

2.3 parágrafos com recuo de parágrafo de 1,5 cm;

2.4 espaço duplo entre partes [subtí­tulos] do texto;

2.5 páginas configuradas no formato A4, SEM numeração.

 

3.CITAÇÕES DENTRO DO TEXTO

3.1 Nas citações de até três linhas, feitas dentro do texto, o nome do/a autor/a deve ser citado entre parênteses, pelo sobrenome, em letras maiúsculas e minúsculas e separado da data da publicação, por ví­rgula. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a sequência de data, separada por ví­rgula e precedida de "p.", como em (Silva, 2000, p. 100), por exemplo;

3.2 Se o nome do/a autor/a estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses, "como Silva (2000, p. 100) assinala...";

3.3 As citações de diversas obras de um/a mesmo/a autor/a, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas pelo sobrenome do/a autor/a em letras maiúsculas e minúsculas após a data, sem espaçamento (Silva, 2000a, p. 25);

3.4 Quando a obra tiver dois/duas ou três autores/as, todos os nomes poderão ser indicados, separados por ponto e ví­rgula (Santos; Silva; Souza, 2000, p. 17); quando houver quatro ou mais autores/as, indica-se o primeiro seguido de et al. (Silva et al., 2000, p. 155);

3.5 As citações com mais de quatro linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, em fonte tamanho 11, espaço simples e com recuo de parágrafo de 4 cm.

3.6 O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.

“Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica” (Kraemer et al., 2022, p. 8).

 

  1. REFERÊNCIAS

4.1 As referências devem conter informações de todos/as os/as autores/as, sites, imagens, textos sem autoria, notí­cias entre outros materiais utilizados/citados na pesquisa, para que o material utilizado como embasamento da pesquisa seja identificado por quem leia o artigo no site de periódicos da UNESPAR.

4.2 Exemplos de citações e referências, conforme as normas da ABNT (NBR 10520:2023 e NBR 6023:2018, respectivamente)

Livros:

AGUIAR, Helen de. Emoção e interação em cena. Curitiba: Appris, 2019.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense,1995. (Obras escolhidas, v. 3).

Capí­tulo de livro:

BAGGIO, Eduardo Tulio. Reflexões sobre orientações de pesquisa artí­stica em cinema. In: STEYER, Fábio Augusto; JAVAREZ, Jeanine Geraldo (Org). Literatura, cinema e ensino. Ponta Grossa: Editora Texto e Contexto, 2019 (p. 65-86).

Artigo de jornal:

FISCHER, Luí­s Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

Artigo publicado em Periódico:

GONÇALVES, Michelle Bocchi; CASTILHO, Thais; GABARDO JUNIOR, Jair. Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana.Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso[on-line]. 2019, vol.14, n.3, p. 136-155. ISSN: 2176-4573. Recuperado de: <http://dx.doi.org/10.1590/2176-457337810>. Acesso em: 10 jul. 2019.

Trabalho apresentado em evento:

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

Trabalho apresentado em evento (meio eletrônico):

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

Dissertação e tese:

ARAÚJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 160 f. Dissertação (mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2019.

 

  1. ILUSTRAÇÕES

5.1 As imagens devem ser enviadas em formato JPEG, diagramadas e inseridas no arquivo do texto e, também, enviadas em arquivos separados, como documento suplementar, durante o processo de submissão do artigo;

5.2 Cada arquivo de imagem deve ter no mí­nimo 100 e no máximo 300 dpi (com exceção das imagens usadas para a categoria “Ensaios Visuais”, conforme descrito em “Submissões”)
O uso de imagens em geral tem que ser acompanhado de uma legenda
constando o tí­tulo da imagem/figura, fonte, nome do autor, local (no caso de fotografias) e data;

5.3 Cada imagem inserida no texto deve estar apontada numericamente (figura 1; figura 2 etc.) no corpo do texto, justificando o seu uso.

 

  1. PRODUTOS AUDIOVISUAIS

Os arquivos audiovisuais podem ser submetidos como documentos
suplementares nos formatos MP3, MP4 ou AVI. Recomenda-se, também, o uso de materiais disponí­veis no depósito dos arquivos de ví­deo, no portal Internet Archive, de sons, no portal Petrucci Music Library, e de arquivos diversos em Domí­nio Público.

 

ÉTICA DA PESQUISA

No caso de o texto submetido envolver algum tipo de conflito de interesse, o/a autor/a deve fazer uma nota final, declarando que não foram omitidas ligações com órgãos de financiamento. Da mesma forma, deve-se citar a(as) instituição(ções) de vinculação do/a(s) autor/a(es/as). Sugere-se, para artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, informar os procedimentos éticos estabelecidos que tenham passado por Comitê de Ética em Pesquisa. Essa informação deve ser indicada em nota de rodapé na primeira página do texto.

Dossiê Arte e Esoterismo

Seção destinada a artigos enviados originalmente para o Dossiê Arte e Esoterismo, Revista O Mosaico  número 24 (jan/jun - 2023).

Política de Privacidade

Os dados cadastrais referentes a nomes, endereços e outros dados presentes no sistema de periódicos serão utilizados exclusivamente para a publicação e não serão disponibilizados para outros fins ou a terceiros.