Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Como parte do processo de submissão, os/as autores/as devem verificar a conformidade em relação a TODOS os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e/ou devolvidas aos/às autores/as.
- O texto deve ser original e inédito, escrito em português, inglês, francês ou espanhol; deve estar de acordo com a linha editorial da Revista O Mosaico e não estar em avaliação para publicação por outro periódico.
- O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou equivalentes, salvo com a extensão .doc ou .docx. Formatos que exijam uma outra extensão deverão estar justificados em "Comentários ao Editor/a";
- O texto deve estar adequadamente formatado de acordo com as normas requeridas no item “Diretrizes para Autores/as” e “Instruções para Autores/as”;
- Os dados biográficos (4 a 7 linhas) devem ser inseridos no perfil do sistema, contendo link obrigatório para o Currículo Lattes e ORCID, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmica e/ou artísticas;
- O arquivo a ser enviado para a submissão não deve conter informações de autoria. Deve-se remover todos os nomes ou referências (inclusive visuais) que permitam identificar os/as autores/as.
- Os textos devem estar no domínio dos campos das Artes (Artes Visuais, Artes do Vídeo, Audiovisual, Cinema, Artes da Cena, Performance, Teatro, Circo, Dramaturgia, Literatura, Dança e Música).
- A submissão deve ser feita utilizando o modelo de template
- Declaro que estou ciente e seguindo às normas requeridas no item “Diretrizes para Autores/as” e “Intruções para Autores/as” desta Revista.
Dossiê: As memórias dos gestos nas artes performativas
Nas artes performativas, nos campos dos estudos sobre processos de pesquisa e criação, é possível observar um adensamento à medida em que artistas-docentes e pesquisadoras/es investem em metodologias que articulam, de maneira crítica, saberes corporificados, práticas somáticas, dramaturgias emergentes e procedimentos de investigação artística. Isso se deve, em grande medida, à consolidação de pesquisas que transitam simultaneamente entre o estúdio e a instituição acadêmica e que produzem modos de pensar que enlaçam teoria, prática e escrita performativa.
Nesse cenário, tornam-se imprescindíveis as proposições que operam como plataformas de experimentação, criação e produção de discurso, pois fomentam múltiplas vozes e ativam microtransformações no tecido social. Tais práticas, frequentemente ancoradas em abordagens como a performatividade do cotidiano, os estudos da memória incorporada, a ecologia dos gestos e a política das presenças, renovam continuamente os modos de perceber, sentir e elaborar conhecimento. Considerando a pluralidade de formatos e orientações que compõem o campo, tais pesquisas têm sido nomeadas, entre outras possibilidades, como: práticas de performance, pesquisa em/com a dança e teatro, investigações somático-performativas, entre outras possibilidades analogias e/ou digitais.
Este dossiê propõe como eixo curatorial o corpo, a memória e o gesto. Esses três vetores são compreendidos como campos de experiência sensível, nos quais se inscrevem investigações sobre corporalidades contemporâneas, arquivos vivos, gestualidades híbridas e modos de presença. Desta forma, o dossiê busca destacar práticas corporais, expressões poéticas performativas e análises críticas que contribuam para expandir o repertório de ideias e criações nas artes performativas.
Organizadores:
Rosemeri Rocha (UNESPAR), Rita Rato (FMH - UL/PT) e Fernando de Proença (UDESC)
Artigos
Textos resultantes de estudos e/ou pesquisas no campo das Artes, caracterizados por revisão crítica da literatura, discussão teórico-metodológica e/ou apresentação de resultados de investigações empíricas ou teóricas. Devem seguir rigor científico e apresentar contribuições originais para a área, utilizando linguagem formal, com objetividade, organização lógica dos tópicos e encadeamento nítido entre introdução, desenvolvimento e conclusão, incluindo a explicitação da problematização e da metodologia adotada. Os artigos devem ter entre 10 e 25 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Esta modalidade destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus/suas respectivos/as orientadores/as, bem como a mestres, doutorandos/as e doutores/as.
Ensaios
Textos que desenvolvem uma reflexão crítica e/ou poética sobre um recorte específico no campo artístico, articulando pensamento, interpretação e posicionamento autoral. Caracterizam-se por uma escrita ensaística, que conjuga liberdade formal com rigor intelectual, mobilizando argumentos, referências e análises sem a obrigatoriedade de uma estrutura metodológica rígida. Devem apresentar linguagem analítica, clareza na organização das ideias e coerência na condução da reflexão proposta. O manuscrito deve ter entre 10 e 25 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Esta modalidade destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, bem como a mestres, doutorandos/as e doutores/as.
Resenhas
Compreende análises críticas de livros, coletâneas, dissertações, teses acadêmicas no campo das Artes (disponíveis online), obras audiovisuais (documentários, filmes), exposições, publicados e/ou exibidos nos últimos 04 anos (em relação ao número/ano do volume da Revista). Devem conter análise da obra resenhada em termos de sua estrutura, conteúdo, estilo, coerência da linguagem empregada e relevância e significado da obra para o campo de estudos/área em que se insere. Devem conter no mínimo 05 e no máximo 15 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo, palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Podem conter imagens de capa de livro ou divulgação da obra resenhada, diagramadas e inseridas (sem âncora) no documento, com respectiva legenda e créditos. Destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, bem como a mestres, doutorandos/as e doutores/as.
Entrevistas
Compreende textos que transcrevam o diálogo crítico entre pesquisadores/as, profissionais ou artistas sobre um determinado recorte. Devem conter no mínimo 05 e no máximo 15 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo, palavras-chave em português, inglês e espanhol), breve currículo (5 a 10 linhas) da pessoa entrevista, data e local de realização da entrevista. Podem conter imagens e/ou fotografias diagramadas e inseridas (sem âncora) no documento, com respectiva legenda e créditos. Destina-se a graduandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, mestrandos/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.
Traduções
Textos que consistem na tradução de obras, artigos ou ensaios relevantes para o campo das Artes, originalmente publicados em língua estrangeira moderna, para a língua vernácula português brasileiro. Os manuscritos devem apresentar, de forma contextualizada, informações essenciais sobre o projeto de tradução, incluindo: título e referência completa do texto original; contexto de produção e inserção do autor/a na área; relevância da obra para os estudos em Artes; e justificativas para sua publicação em língua portuguesa. O material submetido deve indicar o nome do/a tradutor/a, a data da tradução, a comprovação de autorização do/a detentor/a dos direitos autorais para publicação em tradução, bem como quaisquer informações adicionais pertinentes ao ato tradutório (observações terminológicas, escolhas de equivalência, notas da tradução, quando aplicáveis). Os manuscritos devem ter entre 5 e 20 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e breve apresentação do texto e do/a autor/a traduzido/a. Esta modalidade é destinada a mestrandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.
Memoriais artístico-reflexivos
Gênero textual que reúne uma análise crítico-reflexiva de um processo de criação artística, articulando descrição detalhada das etapas de produção, fundamentos conceituais da obra e reflexão sobre as escolhas poéticas, metodológicas e estéticas envolvidas. Esse tipo de manuscrito documenta o percurso criativo, contextualiza suas referências e evidencia interlocuções entre prática artística, pensamento crítico e pesquisa em Artes. Destina-se à divulgação de pesquisas em estágio de desenvolvimento ou finalizada, podendo ser submetido por discentes de graduação (pesquisa resultado de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso) e mestrado, obrigatoriamente em coautoria com seus/suas orientadores/as. O texto deve ter entre 10 e 30 páginas, incluindo a folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Podem conter imagens e/ou fotografias diagramadas e inseridas (sem âncora) no documento, com respectiva legenda e créditos.
Dramaturgias
Textos teatrais inéditos e originais, peças curtas, experimentações em escrita cênica. Devem seguir o formato: rubricas em itálico; nomes dos personagens (quando houver) que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Devem conter no mínimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com título, texto de apresentação da obra). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres e doutores/as.
Partituras Musicais
podem ser submetidos textos originais, transcrições, arranjos, composições inéditas, partituras gráficas, experimentais, interativas ou multimodais, análise de obras musicais seguida de suas partituras, acompanhadas de texto de apresentação que contextualizem a obra, explicite o conceito composicional, os procedimentos de notação e sua relevância para a prática e pesquisa em música. O texto deve descrever o processo criativo, indicar instrumentos ou mídias utilizados e justificar escolhas estéticas ou metodológicas. As partituras devem seguir normas de legibilidade, podendo incluir: notação convencional (com nomes das notas em maiúsculas, DÓ, RÉ, F, G# etc.); notação alternativa ou gráfica, com legendas explicativas; partituras multimodais ou interativas, desde que acompanhadas de instruções de execução e visualização. O manuscrito deve ter até 15 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol), breve texto de apresentação da obra com currículo do/a autor/a. Materiais complementares, como gravações, links para performance digital ou arquivos multimídia, podem ser incluídos ou referenciados no texto quando necessários para a compreensão da obra. Esta modalidade é destinada a graduandos/as e mestrandos/as em coautoria com orientadores/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.
Ensaios visuais
Compreendem conjuntos de imagens que apresentam investigações poéticas, séries fotográficas, portfólios, criações verbo-visuais, registros de processos e performances, frames ou stills de vídeo e demais manifestações visuais vinculadas à pesquisa em Artes, acompanhadas de um texto introdutório que contextualize e apresente o tema, o percurso criativo, os procedimentos e as escolhas poéticas ou curatoriais. O material deve ser submetido em arquivo editorado (diagramado) nos formatos .DOC ou .DOCX, em páginas A4 orientadas em modo retrato ou paisagem, sem exigência de margens, com extensão total entre 5 e 15 páginas. Cada ensaio deve apresentar de 6 a 12 imagens com legendas completas — autoria, título, ano, técnica, dimensões e fonte/crédito — inseridas no documento e enviadas separadamente, nomeadas como Figura 1, Figura 2 etc. As imagens devem apresentar qualidade compatível com publicação acadêmica: para fotografias e obras digitais, recomenda-se arquivos PNG ou JPG com resolução ideal de 300 dpi (mínimo de 200 dpi), entre 1600 e 3500 pixels no maior lado, em cor RGB; para stills de vídeo, resolução mínima de 1920×1080 px (Full HD) e 72–150 dpi; para materiais digitalizados, escaneamento em 300 dpi, em PNG, TIFF ou JPG, com dimensões entre 1200 e 2400 pixels no maior lado. Todo o conjunto deve ser enviado via plataforma OJS da revista, acompanhado de eventuais documentos suplementares (como autorizações de uso de imagem ou créditos adicionais). Esta modalidade é destinada a graduandos/as e mestrandos/as em coautoria com orientadores/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.
* A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.
Outras Formas Livres
Submissões para a seção “Poéticas e Formas Expandidas”, contempla textos de formatos variados portifólios, crítica de espetáculos, festivais, concertos musicais e/ou exposições, curadorias, transcrição de conferências e palestras. Devem conter no mínimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol), breve texto de apresentação da obra com currículo do/a autor/a. Destina-se a graduandos/as em coautoria com seus/suas orientadores, mestrandos/as; mestres e doutores/as.
Em Fluxo
Submissões de textos originais e inéditos nos formatos de artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas com temáticas livres nos campos das Artes, sem uma temática específica.
Desenhos de Pesquisa
Destinada para pesquisas iniciais, como memoriais artísticos-descritivos, podendo receber submissões de discentes de graduação sem a participação de orientadores/as, tendo como foco relatos reflexivos de processos de criação artística.
Poéticas e Formas Expandidas
Contempla textos de formatos variados como dramaturgias, ensaios visuais, portifólios, ensaios fotográficos, criações verbo-visuais, partituras musicais, crítica de espetáculos, festivais, concertos musicais e/ou exposições, curadorias, poesias, conferências e palestras.
Declaração de Direito Autoral
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista OMosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o/a autor/a cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Os/as leitores/as podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s)/a(s) autor (es)/(as) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os/as autores/as permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados dados aos serviços de indexação e referência.
Política de Privacidade
Os dados cadastrais referentes a nomes, endereços e outros dados presentes no sistema de periódicos serão utilizados exclusivamente para a publicação e não serão disponibilizados para outros fins ou a terceiros.