Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os/as autores/as devem verificar a conformidade em relação a TODOS os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e/ou devolvidas aos/às autores/as.
  • O texto deve ser original e inédito, escrito em português, inglês, francês ou espanhol; deve estar de acordo com a linha editorial da Revista O Mosaico e não estar em avaliação para publicação por outro periódico.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou equivalentes, salvo com a extensão .doc ou .docx. Formatos que exijam uma outra extensão deverão estar justificados em "Comentários ao Editor/a";
  • O texto deve estar adequadamente formatado de acordo com as normas requeridas no item “Diretrizes para Autores/as” e “Instruções para Autores/as”;
  • Os dados biográficos (4 a 7 linhas) devem ser inseridos no perfil do sistema, contendo link obrigatório para o Currículo Lattes e ORCID, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmica e/ou artísticas;
  • O arquivo a ser enviado para a submissão não deve conter informações de autoria. Deve-se remover todos os nomes ou referências (inclusive visuais) que permitam identificar os/as autores/as.
  • Os textos devem estar no domínio dos campos das Artes (Artes Visuais, Artes do Vídeo, Audiovisual, Cinema, Artes da Cena, Performance, Teatro, Circo, Dramaturgia, Literatura, Dança e Música).
  • A submissão deve ser feita utilizando o modelo de template
  • Declaro que estou ciente e seguindo às normas requeridas no item “Diretrizes para Autores/as” e “Intruções para Autores/as” desta Revista.

Diretrizes para Autores

As submissões devem ser feitas exclusivamente através do portal da Revista O Mosaico (link), utilizando o modelo de template (link). Para maiores informações, consultar “Submissões” e “Diretrizes para Autores/as”, clique aqui para verificar o documento completo (link)

 

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN 2175-0769) concentra-se nas áreas das Artes Visuais, Artes do Vídeo, Audiovisual, Cinema, Artes da Cena, Performance, Teatro, Circo, Dança, Dramaturgia, Literatura e Música. Artigos fora do domínio das Artes serão recusados.

 

** Visando publicações no campo dos processos criativos em Artes, a Revista O Mosaico aceita submissões de formas livres, poéticas, performativas e/ou expandidas (editores/as da Revista podem, eventualmente, convidar autores/as e artistas para estas submissões, assim como avaliadores/pareceristas, segundo a decisão do corpo editorial), tais como: Dramaturgias, Partituras musicais, Ensaios visuais e Outras Formas Livres.

 

INSTRUÇÕES PARA AUTORES/AS

FORMATAÇÃO

1 Os textos devem iniciar com folha de rosto contendo:

1.1 tí­tulo em caixa alta, negrito (com ou sem subtí­tulo) – centralizado em fonte Arial 14;

1.2 resumo em lí­ngua vernácula (mí­nimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Arial, tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);

1.3 palavras-chave em lí­ngua vernácula, separadas por pontos e ví­rgula (de 3 até 5 palavras) que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado.
Exemplos: Vocabulário Controlado USP; VCB das Bibliotecas do Congresso Nacional, BNDigital da Biblioteca Nacional.

1.4 A submissão deve apresentar título, resumo e palavras-chave com tradução  inglês e espanhol. É responsabilidade do/a autor/a a revisão da tradução do Resumo nas línguas estrangeiras inglês e espanhol;

 2 ORIENTAÇÕES

2 Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto, com  extensão .doc ou .docx e devem seguir as diretrizes abaixo:

2.1 texto escrito em fonte Arial, tamanho 12, justificado e em entrelinhamento de 1,5 cm;

2.2 notas de rodapé, quando necessário, fonte Arial em tamanho 10, justificado e com entrelinhamento simples;

2.3 parágrafos com recuo de parágrafo de 1,5 cm;

2.4 espaço duplo entre partes [subtí­tulos] do texto;

2.5 páginas configuradas no formato A4,  (Margens: superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm.) SEM numeração.

 2.6 Artigos resultantes de pesquisas financiadas por agências de fomento devem indicar a respectiva agência em nota de rodapé vinculada ao título do artigo.

2.7 No caso de artigos elaborados a partir de entrevistas, depoimentos ou quaisquer informações obtidas diretamente com participantes, é obrigatória a apresentação do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição do/a autor/a. Na ausência dessa exigência institucional, o/a autor/a deve declarar a responsabilidade pela obtenção das autorizações formais de uso das informações e pela observância das normas éticas aplicáveis.

3.CITAÇÕES DENTRO DO TEXTO

3.1 As citações curtas (com até 3 linhas) devem seguir a mesma formatação do corpo do texto entre aspas duplas, indicando dados completos (autor, ano de publicação e página de onde foi extraído). Citações longas, a partir de 4 linhas, devem ter um recuo de 4,0 cm da margem esquerda, espaço simples em tamanho 11.

3.2 Não usar o nome do autor em CAIXA ALTA no corpo do texto, apenas na referência final.

3.3 Quando a obra tiver dois/duas ou três autores/as, todos os nomes devem ser indicados separados por ponto e ví­rgula (Santos; Silva; Souza, 2000, p. 17); quando houver quatro ou mais autores/as, indica-se o primeiro seguido de et al. (Silva et al., 2000, p. 155);

3.4 Usa-se itálico, e não negrito, para palavras estrangeiras, neologismos, para usos particulares e títulos de obras.

4 REFERÊNCIAS

4.1 A lista das referências deve conter somente a descrição dos documentos citados no trabalho.

4.2 O título das obras em negrito.

Livros:

AGUIAR, Helen de. Emoção e interação em cena. Curitiba: Appris, 2019.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense,1995. (Obras escolhidas, v. 3).

Capí­tulo de livro:

BAGGIO, Eduardo Tulio. Reflexões sobre orientações de pesquisa artí­stica em cinema. In: STEYER, Fábio Augusto; JAVAREZ, Jeanine Geraldo (Org). Literatura, cinema e ensino. Ponta Grossa: Editora Texto e Contexto, 2019 (p. 65-86).

Artigo de jornal:

FISCHER, Luí­s Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

Artigo publicado em Periódico:

GONÇALVES, Michelle Bocchi; CASTILHO, Thais; GABARDO JUNIOR, Jair. Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana - Rev. Estud. Discurso [on-line]. 2019, vol.14, n.3, p. 136-155. ISSN: 2176-4573. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/2176-457337810>. Acesso em: 10 jul. 2019.

Trabalho apresentado em evento:

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

Trabalho apresentado em evento (meio eletrônico):

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

Dissertação e tese:

ARAÚJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 160 f. Dissertação (mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2019.

5 ILUSTRAÇÕES

5.1 As imagens devem ser enviadas em formato JPEG, diagramadas e inseridas no arquivo do texto e, também, enviadas em arquivos separados, como documento suplementar, durante o processo de submissão do artigo;

5.2 Cada arquivo de imagem deve ter no mí­nimo 100 e no máximo 300 dpi (com exceção das imagens usadas para a categoria “Ensaios Visuais”, conforme descrito em “Submissões”)
O uso de imagens em geral tem que ser acompanhado de legenda, constando o tí­tulo da figura, fonte, nome do autor, local (no caso de fotografias) e data;

5.3 Cada imagem inserida no texto deve estar apontada numericamente (Figura 1; Figura 2 etc.) no corpo do texto, justificando o seu uso.

6 PRODUTOS AUDIOVISUAIS

Os arquivos audiovisuais podem ser submetidos como documentos suplementares nos formatos MP3, MP4 ou AVI. Recomenda-se, também, o uso de materiais disponí­veis no depósito dos arquivos de ví­deo, no portal Internet Archive, de sons, no portal Petrucci Music Library, e de arquivos diversos em Domí­nio Público.

ÉTICA DA PESQUISA

No caso de o texto submetido envolver algum tipo de conflito de interesse, o/a autor/a deve fazer uma nota final, declarando que não foram omitidas ligações com órgãos de financiamento. Da mesma forma, deve-se citar a(as) instituição(ções) de vinculação do/a(s) autor/a(es/as). Sugere-se, para artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, informar os procedimentos éticos estabelecidos que tenham passado por Comitê de Ética em Pesquisa. Essa informação deve ser indicada em nota de rodapé na primeira página do texto.

Dossiê: As memórias dos gestos nas artes performativas

Nas artes performativas, nos campos dos estudos sobre processos de pesquisa e criação, é possível observar um adensamento à medida em que artistas-docentes e pesquisadoras/es investem em metodologias que articulam, de maneira crítica, saberes corporificados, práticas somáticas, dramaturgias emergentes e procedimentos de investigação artística. Isso se deve, em grande medida, à consolidação de pesquisas que transitam simultaneamente entre o estúdio e a instituição acadêmica e que produzem modos de pensar que enlaçam teoria, prática e escrita performativa.
Nesse cenário, tornam-se imprescindíveis as proposições que operam como plataformas de experimentação, criação e produção de discurso, pois fomentam múltiplas vozes e ativam microtransformações no tecido social. Tais práticas, frequentemente ancoradas em abordagens como a performatividade do cotidiano, os estudos da memória incorporada, a ecologia dos gestos e a política das presenças, renovam continuamente os modos de perceber, sentir e elaborar conhecimento. Considerando a pluralidade de formatos e orientações que compõem o campo, tais pesquisas têm sido nomeadas, entre outras possibilidades, como: práticas de performance, pesquisa em/com a dança e teatro, investigações somático-performativas, entre outras possibilidades analogias e/ou digitais.
Este dossiê propõe como eixo curatorial o corpo, a memória e o gesto. Esses três vetores são compreendidos como campos de experiência sensível, nos quais se inscrevem investigações sobre corporalidades contemporâneas, arquivos vivos, gestualidades híbridas e modos de presença. Desta forma, o dossiê busca destacar práticas corporais, expressões poéticas performativas e análises críticas que contribuam para expandir o repertório de ideias e criações nas artes performativas.

Organizadores:
Rosemeri Rocha (UNESPAR), Rita Rato (FMH - UL/PT) e Fernando de Proença (UDESC)

Artigos

Textos resultantes de estudos e/ou pesquisas no campo das Artes, caracterizados por revisão crítica da literatura, discussão teórico-metodológica e/ou apresentação de resultados de investigações empíricas ou teóricas. Devem seguir rigor científico e apresentar contribuições originais para a área, utilizando linguagem formal, com objetividade, organização lógica dos tópicos e encadeamento nítido entre introdução, desenvolvimento e conclusão, incluindo a explicitação da problematização e da metodologia adotada. Os artigos devem ter entre 10 e 25 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Esta modalidade destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus/suas respectivos/as orientadores/as, bem como a mestres, doutorandos/as e doutores/as.

Ensaios

Textos que desenvolvem uma reflexão crítica e/ou poética sobre um recorte específico no campo artístico, articulando pensamento, interpretação e posicionamento autoral. Caracterizam-se por uma escrita ensaística, que conjuga liberdade formal com rigor intelectual, mobilizando argumentos, referências e análises sem a obrigatoriedade de uma estrutura metodológica rígida. Devem apresentar linguagem analítica, clareza na organização das ideias e coerência na condução da reflexão proposta. O manuscrito deve ter entre 10 e 25 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Esta modalidade destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, bem como a mestres, doutorandos/as e doutores/as.

Resenhas

Compreende análises críticas de livros, coletâneas, dissertações, teses acadêmicas no campo das Artes (disponíveis online), obras audiovisuais (documentários, filmes), exposições, publicados e/ou exibidos nos últimos 04 anos (em relação ao número/ano do volume da Revista). Devem conter análise da obra resenhada em termos de sua estrutura, conteúdo, estilo, coerência da linguagem empregada e relevância e significado da obra para o campo de estudos/área em que se insere. Devem conter no mínimo 05 e no máximo 15 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo, palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Podem conter imagens de capa de livro ou divulgação da obra resenhada, diagramadas e inseridas (sem âncora) no documento, com respectiva legenda e créditos. Destina-se a mestrandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, bem como a mestres, doutorandos/as e doutores/as.

Entrevistas

Compreende textos que transcrevam o diálogo crítico entre pesquisadores/as, profissionais ou artistas sobre um determinado recorte. Devem conter no mínimo 05 e no máximo 15 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo, palavras-chave em português, inglês e espanhol), breve currículo (5 a 10 linhas) da pessoa entrevista, data e local de realização da entrevista. Podem conter imagens e/ou fotografias diagramadas e inseridas (sem âncora) no documento, com respectiva legenda e créditos. Destina-se a graduandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, mestrandos/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.

Traduções

Textos que consistem na tradução de obras, artigos ou ensaios relevantes para o campo das Artes, originalmente publicados em língua estrangeira moderna, para a língua vernácula português brasileiro. Os manuscritos devem apresentar, de forma contextualizada, informações essenciais sobre o projeto de tradução, incluindo: título e referência completa do texto original; contexto de produção e inserção do autor/a na área; relevância da obra para os estudos em Artes; e justificativas para sua publicação em língua portuguesa. O material submetido deve indicar o nome do/a tradutor/a, a data da tradução, a comprovação de autorização do/a detentor/a dos direitos autorais para publicação em tradução, bem como quaisquer informações adicionais pertinentes ao ato tradutório (observações terminológicas, escolhas de equivalência, notas da tradução, quando aplicáveis). Os manuscritos devem ter entre 5 e 20 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e breve apresentação do texto e do/a autor/a traduzido/a. Esta modalidade é destinada a mestrandos/as em coautoria com seus/suas orientadores/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.

Memoriais artí­stico-reflexivos

Gênero textual que reúne uma análise crítico-reflexiva de um processo de criação artística, articulando descrição detalhada das etapas de produção, fundamentos conceituais da obra e reflexão sobre as escolhas poéticas, metodológicas e estéticas envolvidas. Esse tipo de manuscrito documenta o percurso criativo, contextualiza suas referências e evidencia interlocuções entre prática artística, pensamento crítico e pesquisa em Artes. Destina-se à divulgação de pesquisas em estágio de desenvolvimento ou finalizada, podendo ser submetido por discentes de graduação (pesquisa resultado de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso) e mestrado, obrigatoriamente em coautoria com seus/suas orientadores/as. O texto deve ter entre 10 e 30 páginas, incluindo a folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol) e referências. Podem conter imagens e/ou fotografias diagramadas e inseridas (sem âncora) no documento, com respectiva legenda e créditos. 

Dramaturgias

Textos teatrais inéditos e originais, peças curtas, experimentações em escrita cênica. Devem seguir o formato: rubricas em itálico; nomes dos personagens (quando houver) que precedem falas destacados em maiúsculas e seguidos de dois pontos. Não centralizar falas (mantê-las justificadas). Devem conter no mínimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com título, texto de apresentação da obra). Destina-se a graduandos/as e mestrandos/as; mestres e doutores/as.

Partituras Musicais

podem ser submetidos textos originais, transcrições, arranjos, composições inéditas, partituras gráficas, experimentais, interativas ou multimodais, análise de obras musicais seguida de suas partituras, acompanhadas de texto de apresentação que contextualizem a obra, explicite o conceito composicional, os procedimentos de notação e sua relevância para a prática e pesquisa em música. O texto deve descrever o processo criativo, indicar instrumentos ou mídias utilizados e justificar escolhas estéticas ou metodológicas. As partituras devem seguir normas de legibilidade, podendo incluir: notação convencional (com nomes das notas em maiúsculas, DÓ, RÉ, F, G# etc.); notação alternativa ou gráfica, com legendas explicativas; partituras multimodais ou interativas, desde que acompanhadas de instruções de execução e visualização. O manuscrito deve ter até 15 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol), breve texto de apresentação da obra com currículo do/a autor/a. Materiais complementares, como gravações, links para performance digital ou arquivos multimídia, podem ser incluídos ou referenciados no texto quando necessários para a compreensão da obra. Esta modalidade é destinada a graduandos/as e mestrandos/as em coautoria com orientadores/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as. 

Ensaios visuais

Compreendem conjuntos de imagens que apresentam investigações poéticas, séries fotográficas, portfólios, criações verbo-visuais, registros de processos e performances, frames ou stills de vídeo e demais manifestações visuais vinculadas à pesquisa em Artes, acompanhadas de um texto introdutório que contextualize e apresente o tema, o percurso criativo, os procedimentos e as escolhas poéticas ou curatoriais. O material deve ser submetido em arquivo editorado (diagramado) nos formatos .DOC ou .DOCX, em páginas A4 orientadas em modo retrato ou paisagem, sem exigência de margens, com extensão total entre 5 e 15 páginas. Cada ensaio deve apresentar de 6 a 12 imagens com legendas completas — autoria, título, ano, técnica, dimensões e fonte/crédito — inseridas no documento e enviadas separadamente, nomeadas como Figura 1, Figura 2 etc. As imagens devem apresentar qualidade compatível com publicação acadêmica: para fotografias e obras digitais, recomenda-se arquivos PNG ou JPG com resolução ideal de 300 dpi (mínimo de 200 dpi), entre 1600 e 3500 pixels no maior lado, em cor RGB; para stills de vídeo, resolução mínima de 1920×1080 px (Full HD) e 72–150 dpi; para materiais digitalizados, escaneamento em 300 dpi, em PNG, TIFF ou JPG, com dimensões entre 1200 e 2400 pixels no maior lado. Todo o conjunto deve ser enviado via plataforma OJS da revista, acompanhado de eventuais documentos suplementares (como autorizações de uso de imagem ou créditos adicionais). Esta modalidade é destinada a graduandos/as e mestrandos/as em coautoria com orientadores/as, mestres, doutorandos/as e doutores/as.

* A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.

Outras Formas Livres

Submissões para a seção “Poéticas e Formas Expandidas”, contempla textos de formatos variados portifólios, crítica de espetáculos, festivais, concertos musicais e/ou exposições, curadorias, transcrição de conferências e palestras. Devem conter no mínimo 05 e no máximo 30 páginas, incluindo folha de rosto (com título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol), breve texto de apresentação da obra com currículo do/a autor/a. Destina-se a graduandos/as em coautoria com seus/suas orientadores, mestrandos/as; mestres e doutores/as.

Em Fluxo

Submissões de textos originais e inéditos nos formatos de artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas com temáticas livres nos campos das Artes, sem uma temática específica.

Desenhos de Pesquisa

Destinada para pesquisas iniciais, como memoriais artísticos-descritivos, podendo receber submissões de discentes de graduação sem a participação de orientadores/as, tendo como foco relatos reflexivos de processos de criação artística.

Poéticas e Formas Expandidas

Contempla textos de formatos variados como dramaturgias, ensaios visuais, portifólios, ensaios fotográficos, criações verbo-visuais, partituras musicais, crítica de espetáculos, festivais, concertos musicais e/ou exposições, curadorias, poesias, conferências e palestras. 

Política de Privacidade

Os dados cadastrais referentes a nomes, endereços e outros dados presentes no sistema de periódicos serão utilizados exclusivamente para a publicação e não serão disponibilizados para outros fins ou a terceiros.