Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (ISSN 2175-0769) é um periódico científico de Artes destinado à divulgação e compartilhamento de pesquisas e o fazer artístico. Concentra-se nas áreas das Artes Visuais, Artes do Ví­deo, Artes da Cena, Performance, Teatro, Audiovisual, Cinema, Dança, Dramaturgia e Música. Editado e publicado pelo Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP), da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, está disponível na versão eletrônica (on-line).

O Mosaico tem como diferencial propor a publicação, além de artigos e ensaios acadêmicos inéditos, de outras formas poéticas e expandidas de escritas em e sobre Artes, como dramaturgias, ensaios visuais, portifólios, partituras musicais, memoriais artístico-descritivos, críticas, resenhas, entrevistas e traduções. E tem abertura para receber submissões de artistas-pesquisador/as em Artes no nível de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado) de instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

Com periodicidade semestral, as chamadas para as submissões são de duas formas: a) Dossiê Temático, com perí­odo de submissões e tema previamente definidos e divulgados; b) Fluxo Contí­nuo, para submissões de textos para avaliação a qualquer momento, não sendo necessário aguardar a chamada para a submissão. Editores/as da Revista podem, eventualmente, convidar autores/as para submissões, segundo a decisão do corpo editorial.

Revista O Mosaico pode conter as seções:

  • Especial:reservada para os Dossiês Temáticos, com editores/as convidados/as especialmente para a organização e avaliação dos trabalhos submetidos, partir de um tema específico nos campos das Artes;
  • Em Fluxo: submissões de textos originais e inéditos nos formatos de artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas com temáticas livres nos campos das Artes, sem uma temática específica;
  • Desenhos de Pesquisas: destinada para pesquisas iniciais, como memoriais artísticos-descritivos, podendo receber submissões de discentes de graduação sem a participação de orientadores/as, tendo como foco relatos reflexivos de processos de criação artística;
  • Poéticas e Formas Expandidas:contempla textos de formatos variados como dramaturgias, ensaios visuais, portifólios, ensaios fotográficos, criações verbo-visuais, partituras musicais, crítica de espetáculos, festivais, concertos musicais e/ou exposições, curadorias, poesias, conferências e palestras. 

As submissões devem ser feitas exclusivamente através do portal da Revista O Mosaico (link). Para maiores informações, consultar “Submissões” e “Diretrizes para Autores/as”, clique aqui para verificar o documento completo (link)

 

Processo de Avaliação

As submissões recebidas serão previamente avaliadas pela equipe editorial da Revista O Mosaico. Aquelas que estiverem fora dos critérios editoriais descritos no item “Diretrizes para Autores/as” (link) serão recusadas. As submissões previamente aceitas serão avaliados pelos/as editores/as e/ou pareceristas ad hoc de diferentes instituições universitárias brasileiras e internacionais, em regime duplo-cego (double blind peer review), com análise sob a forma de parecer formal. Todo processo é feito dentro do regime de anonimato, ou seja, sem que autores/as e pareceristas tenham ciência de sua identidade. Feita a análise, a equipe editorial entrará em contato com o/a autor/a para comunicar o resultado da avaliação. No caso de haver modificações sugeridas pelos/as pareceristas, as correções deverão ser feitas no prazo máximo de 15 dias. Todo esse trâmite será realizado pelo sistema de cadastro da Revista (link).

Os textos serão avaliados quanto aos conteúdos teórico e artístico; à coerência e diálogo com o escopo teórico; pela contribuição para a área especí­fica; atualidade do tema; estruturação do texto; metodologia e qualidade da redação. Os textos da sessão “Poéticas e Formas Expandidas” terão avaliações específicas com especialistas da área correspondente às submissões, descritas mais detalhadamente no item “Diretrizes para Autores/as” (link).

 

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

A Revista O Mosaico é de acesso aberto, no qual todo o seu conteúdo assim como as submissões estão disponíveis gratuitamente. Os textos podem ser lidos, baixados, impressos, distribuídos e utilizados para qualquer propósito legal, desde que sejam dados os devidos créditos aos/às autores/as e à Revista O Mosaico.

 

Política de Gênero, Diversidades, Equidade, Igualdade e Acessibilidade

A Revista O Mosaico tem o compromisso com a promoção da igualdade de gênero, racial, das existências plurais, PCDs e de acessibilidade em as suas práticas e ambientes. Este compromisso está alinhado com os princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade) conforme estabelecido pela Declaração IDEIA (https://25.scielo.org/declaracao-ideia/). Apoiamos ativamente iniciativas voltadas para a igualdade de gênero, raça e classe e buscamos estratégias que promovam uma maior representatividade, contra às violências e exclusões da população vulnerabilizada historicamente, também, no ambiente acadêmico e na produção de conhecimentos. Pesquisadoras e artistas mulheres (cis e trans), pessoas LGBTQIA+, pessoas de diversas etnias originárias, PCDs são bem-vindas a submeterem os seus trabalhos e serem nossos/as/es leitores/as, assim como integrarem o corpo de pareceristas ad hoc e do Conselho Editorial da Revista O Mosaico. Seguindo este compromisso, ressaltamos que as em suas próximas edições a Revista O Mosaico apresentará como propostas de Dossiês com temáticas e recortes alinhados com o incentivo da representatividade no campo da Pesquisa em Artes.