INCLUSÃO EM MUSICOTERAPIA

DESAFIOS E NOVAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Noemi Nascimento Ansay Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2022.17.2.8500

Palavras-chave:

Musicoterapia, Inclusão, Ensino Superior, Pessoas com deficiência

Resumo

O artigo apresenta o texto da Conferência realizada no 17º Congresso Mundial de Musicoterapia, em Vancouver, Canadá, no dia 28 de julho de 2023. O trabalho apresentado, intitulado “Inclusion in Music Therapy: Challenges and News Perspectives”, tratou a respeito da formulação e implementação de políticas nacionais para o reconhecimento do trabalho do musicoterapeuta no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e políticas institucionais que promovem a inclusão de participantes em atendimentos de musicoterapia e de estudantes na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Outros aspectos abordados foram a respeito do trabalho dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Unespar (CEDH) e seus Núcleos: NERA (Núcleo de Relações Étnico-Raciais), NERG (Núcleo de Relações de Gênero) e NESPI (Núcleo de Educação Especial e Inclusiva), a metodologia do "Grupo aberto em Musicoterapia", implementado pela Profa. Dra. Rosemyriam Cunha e o trabalho realizado no Centro de Atendimentos e Pesquisa em Musicoterapia “Clotilde Leinig”.

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Biografia do Autor

Noemi Nascimento Ansay, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Musicoterapia (FAP/Unespar); Especialização em Psicopedagogia (Universidade Tuiuti), Mestrado e Doutorado em Educação (UFPR); Diretora da Faculdade de Artes do Paraná, Campus Curitiba II/ Unespar e Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI); CPMT 78/94, noemi.ansay@unespar.edu.br CV: http://lattes.cnpq.br/2522951277654216

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Publicado

2023-12-14