A Convergência Entre Comunicação Não Violenta e Pragmática Explorando Teorias de Comunicação na Resolução de Conflitos

Conteúdo do artigo principal

Marina Chiara Legroski
Paula Eduarda Marconi

Resumo

A comunicação interpessoal desempenha um papel crucial no processo de resolução de conflitos, sendo especialmente relevante em contextos educacionais e organizacionais. A presente pesquisa investiga a interligação entre Comunicação Não Violenta (CNV) e as teorias pragmáticas da polidez e relevância, buscando compreender como essas abordagens podem influenciar a escolha de estratégias comunicativas para promover uma interação mais respeitosa e eficiente. O objetivo principal é analisar como a teoria da relevância, de Sperber e Wilson (1995), e a teoria da polidez, de Brown e Levinson (1987), interagem com a CNV, de Marshall Rosenberg (2021), no contexto de resolução de conflitos. A metodologia utilizada foi a de análise qualitativa, com base em exemplos extraídos da obra de Rosenberg (2021) e de situações cotidianas, abordando escolhas comunicativas que impactam as relações interpessoais. Os resultados mostram que a teoria da relevância ajuda a entender como as escolhas comunicativas são processadas e interpretadas pelos interlocutores, enquanto a teoria da polidez sugere estratégias que protegem a “face” dos indivíduos durante a interação. A pesquisa conclui que a aplicação da CNV, alinhada às teorias pragmáticas da relevância e polidez, pode promover uma comunicação mais empática e eficaz, essencial para a resolução de conflitos e o fortalecimento das relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marina Chiara Legroski, Universidade Federal do Paraná

Professora adjunta do Departamento de Linguística e Literatura da Universidade Federal do Paraná e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma universidade.  Desenvolve pesquisa em semântica, pragmática, interfaces da semântica e pragmática, filosofia da linguística. Atualmente, se dedica a pesquisar mentira, fake news, impolidez (palavrões, ofensas) e assuntos correlatos.

Paula Eduarda Marconi, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras Português-Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestranda em Linguística da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf/view Acesso em: 23 jun. 2025

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen C. Politeness Some Universal In Language Usage, New York: Cambridge University Press, 1987.

CANAL, Tudo de ruim. Humilhação de Professores do Parana na Distribuição de Aulas. YouTube, 29 jan. 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bVeXaLPEVAo Acesso em: 24 de fev. 2025

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. Editora Atlas, 2003.

MARCONDES, Danilo. As armadilhas da linguagem: significado e ação para além do discurso. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

PR: Professores sofrem humilhações e perdem suas vagas em processo seletivo. Curitiba, Paraná: A nova Democracia, 2025. Disponível em: https://anovademocracia.com.br/pr-professores-sofrem-humilhacoes-e-perdem-suas-vagas-em-processo-seletivo Acesso em: 23 jun. 2025

[PR] Enfrentar a humilhação imposta por Ratinho Jr. e SEED aos professores do PSS! É preciso revogar o Projeto Parceiro da Escola e o NEM!. Executiva Paranaense de Estudantes de Pedagogia, 2025. Disponível em: https://exnepe.com/2025/02/04/enfrentar-a-humilhacao-imposta-por-ratinho-jr-e-seed-aos-professores-do-pss-e-preciso-revogar-o-projeto-parceiro-da-escola-e-o-nem/ Acesso em: 23 jul. 2025.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2021.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance Communication and Cognition, Reino Unido: Blackwell, 1995.