A Importância da Educação Ambiental Crítica como Agente Motivador para Mobilizações Político-Sociais

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Allexandder Fernandes França
Shalimar Calegari Zanatta

Resumo

O presente artigo objetiva discutir e evidenciar se a disseminação da Educação Ambiental Crítica poderia configurar-se como uma resposta à crise ambiental global. Ao identificar as relações que o capital mantém com as estruturas de poder e as ações antrópicas predatórias, essa modalidade de educação, apesar de desafios consideráveis em escala planetária, poderia promover a conscientização profunda, impulsionar ações diretas e mobilizações político-sociais que resultassem em questionamentos acerca da influência do capital nos sistemas educacionais, midiáticos, na normalização da degradação ambiental e na cultura do consumismo. O contexto da escola, a partir de uma abordagem interdisciplinar e inclusiva, torna-se fundamental para compreender a complexidade vivida no Antropoceno, com vistas à formação da consciência política, crítica e ambiental. Trata-se de uma conscientização imprescindível a todas as esferas da sociedade para forjar um movimento global de ação, que permita o enfrentamento dos desafios socioambientais pelas comunidades, visando um futuro sustentável e inclusivo.

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Artigos
Biografia do Autor

Allexandder Fernandes França, UNESPAR-Pvaí

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPIFOR, da Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí. Editor Chefe no Jornal Noroeste, Nova Esperança, PR.

Shalimar Calegari Zanatta, UNESPAR-Pvaí

Doutora em Física. Professora Associada Colegiado de Ciências Biológicas e Programa de Pós-Graduação e Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí.

Paulo Cesar Gomes, Unesp

Doutor em Educação para a Ciência, Professor Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus Botucatu. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR/UNESPAR).

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