A Revista FormAção vincula-se ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí), seu escopo tem verticalidade ao ensino no tocante da abordagem do conhecimento multi, pluri, inter e transdisciplinar.  Neste segundo número ano base 2025 manifestamos imensa satisfação por termos nossa primeira avaliação qualis B3 no quadriênio 2021-2024, que demonstra a seriedade e excelência científica em nossa curta trajetória. Esperamos continuar contando com o apoio da comunidade acadêmica.

 Nesta edição apresentamos onze  artigos, três de autoria internacional e oito nacionais, os quais convidamos a leitura exploratória por suas temáticas de suma importância, sendo elas:  Educação Ambiental Crítica como agente mobilizador de políticas públicas e sociais, uso do método heuristico em aulas de Química da escola secundária cubana, orientação vocacional de adolescentes pré-vestibular em Cuba,  organização dos espaços físicos da Educação Infantil, formação permanente de professores para alfabetização científica na Educação Infantil, uso de mapa mental e alfabetização numa perspectiva decolonial, da crise societária às competências socioemocionais discussão entre Sociologia e Educação, formação humana nos processos educativos, comunicação educativa dos funcionários de um mercado em seu processo formativo em Havana-Cuba e avaliação da aprendizagem no Projeto Pedagógico de Cursos da área de Ciências da Natureza.

Temos uma ampla gama temática em mais um número que transversaliza entre a ciência da educação, a aprendizagem e a formação humana em várias esferas e searas.

Publicado: 01-12-2025

Editorial

Nájela Tavares Ujiie

1-7

A Importância da Educação Ambiental Crítica como Agente Motivador para Mobilizações Político-Sociais

Allexandder Fernandes França, Shalimar Calegari Zanatta, Paulo Cesar Gomes

8-22

A Literatura Clássica na Formação Humana e Educacional:

relações entre historicidade, cultura e educação

Viviane da Silva Batista, Danielle Cardoso do Carmo, Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse

71-87

La Comunicación Educativa de los empleados de un mercado en su proceso formativo

Yisel Llanes Pozo, Odalis Ruíz Pérez, Isabel Julia Veitia Arrieta

150-162

Avaliação da aprendizagem em Projetos Pedagógicos de Cursos da Área de Ciências da Natureza de uma Universidade

Sueli Maria Florczak, Rosemar Ayres dos Santos-Müller, Rosangela Inês Matos Uhmann

163-179