Pedagogia do Piano e a Ciência: Trajetória, Conquistas e Continuidade
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https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.13Palavras-chave:
Estudo de Piano, Prática Qualitativa, Reflexão Crítica, Ciência, MutaçãoResumo
Em pleno século XXI, na tradição das práticas interpretativas, a ideia do talento ainda é uma realidade. Como consequência, a metodologia ofertada, muitas vezes, confia no insistente número de repetições para obter resultados qualitativos. A contrariedade é que esta ação enfatiza o comportamento quantitativo, desprovido de reflexão e organização consciente. Esta investigação tem como objetivo apresentar a trajetória de conquistas da ciência sobre a pedagogia do piano, assim como traçar um grupo de ferramentas baseada na conscientização de processos para o estudo/aprendizado, atribuindo foco na dualidade: tempo x resultados. A fundamentação teórica apresenta, como suporte principal, professores/pianistas nacionais que deixaram um importante legado para o estudo pianístico com premissas científicas, enfraquecendo o mito do inatismo: Antonio Sá Pereira (1888-1966), José Alberto Kaplan (1935-2009) e Scheilla Glaser (s/d). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, enfatizando a importância da mutação e, consequentemente, das reais conquistas na trajetória da execução do piano.Downloads
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