O ensino tradicional na disciplina Percepção Musical: principais aspectos em destaque por autores da área nos últimos anos

Cristiane H. Vital Otutumi

Resumo


Este artigo tem a finalidade de expor os principais aspectos problematizados nos últimos anos sobre a diretriz pedagógica dominante na disciplina Percepção Musical, ou seja, a da escola tradicional. Professores e pesquisadores da matéria tem argumentado questões importantes para uma nova perspectiva no campo, contrapondo-se ao ensino musical fragmentado, o forte direcionamento aos ditados, à pouca flexibilidade de repertório, entre outros. A partir do estudo de sete dissertações e teses defendidas entre 1999 e 2011, e artigos publicados nos anais da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM, de 2001 a 2011, são expostos neste texto cinco principais tópicos que se destacam durante as argumentações e reflexões sobre a disciplina. Tais documentos foram tratados sob a ótica da Análise de Conteúdo e propiciam um diálogo significativo sobre a relação ensino e aprendizagem na disciplina no âmbito do ensino superior de Música.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.