Do Choupal até à Lapa: O Elemento Popular na Música de José Afonso

Autores

  • António José Pacheco Ribeiro Conservatório do Vale do Sousa, Lousada | Portugal Universidade do Minho, CIEC, Braga | Portugal

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2869

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em torno da vida e obra do cantor, compositor, músico, poeta e intérprete da Música Popular Portuguesa: José Afonso. Primeiramente, faz uma breve biografia do autor, para se compreender o seu percurso musical e suas influências, passando a analisar o papel da música da tradição oral no seu trabalho. De seguida, referencia a sua vasta obra e divide-a em fases. Por último, em jeito de conclusão, refere a importância da música da tradição oral no seu processo de composição e a consequente renovação da canção popular (enquanto identidade cultural de um povo), o seu contributo decisivo para a eclosão do movimento da chamada Música Popular Portuguesa, e do seu importante papel de referencial despertador de consciências coletivas e de sensibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António José Pacheco Ribeiro, Conservatório do Vale do Sousa, Lousada | Portugal Universidade do Minho, CIEC, Braga | Portugal

Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Évora e Mestre em Estudos da Criança – Especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Realizou a parte letiva do Curso de Mestrado em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro. Doutorou-se na Especialidade de Educação Musical, em Estudos da Criança, na Universidade do Minho. O seu interesse de pesquisa centra-se no ensino artí­stico especializado da música em Portugal, e na etnomusicologia e música tradicional. Leciona no Conservatório do Vale do Sousa e no Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3413-8473. E-mail: antoniopacheco@ie.uminho.pt

Referências

ABRUNHOSA, Pedro. O som de um sí­mbolo. In: LETRIA, José Jorge; FANHA, José (Org.). José Afonso: O que faz falta – Uma memória plural. Porto: Campo das Letras, 2004. p. 99-102.

AFONSO, Associação José. Biografia. Disponí­vel em: <http://www.aja.pt/biografia/>. Acesso em: 15 jan. 2019a.

AFONSO, Associação José. Discografia. Disponí­vel em: < http://www.aja.pt/discografia/>. Acesso em: 15 jan. 2019b.

CARMO, Carlos do. Trovador da inquietação. In: LETRIA, José Jorge; FANHA, José (Org.). José Afonso: O que faz falta – Uma memória plural. Porto: Campo das Letras, 2004. p. 91.

CORREIA, Mário. A Música Tradicional na Obra de José Afonso. Cadernos de Música Popular. Lisboa: Associação José Afonso, [s/d].

GOES, Luí­s. Sonhador inveterado. In: LETRIA, José Jorge; FANHA, José (Org.). José Afonso: O que faz falta – Uma memória plural. Porto: Campo das Letras, 2004. p. 45-46.

LETRIA, José Jorge. A errância criadora: breve perí­odo por uma vida. In: LETRIA, José Jorge; FANHA, José (Org.). José Afonso: O que faz falta – Uma memória plural. Porto: Campo das Letras, 2004. p. 11-43.

MONTEIRO et al. José Afonso Todas as Canções: Partituras, letras, Cifras. Odivelas: Assí­rio & Alvim, 2010.

MOREIRINHAS, Durval. Para que conste. In: LETRIA, José Jorge; FANHA, José (Org.). José Afonso: O que faz falta – Uma memória plural. Porto: Campo das Letras, 2004. p. 51-53.

RIBEIRO, António José Pacheco. pareSeres da terra e a música popular portuguesa no Conservatório do Vale do Sousa. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.3, 2017, p.1-20.

SALVADOR, José António. José Afonso o Rosto da Utopia. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

SARDO, Susana. Música Popular e diferenças regionais. Multiculturalidade: Raí­zes e Estruturas, Coleção Portugal Intercultural. Lisboa: Volume I, Universidade Católica Portuguesa, 2009. p. 407-476.

SOUSA, Maria do Rosário; NETO, Félix. A educação intercultural através da música. VNG: Gailivro, 2003.

VITORINO. Uma espécie de proa de navio. In: LETRIA, José Jorge; FANHA, José (Org.). José Afonso: O que faz falta – Uma memória plural. Porto: Campo das Letras, 2004. p. 117-122.

Downloads

Publicado

31.08.2019

Como Citar

Ribeiro, A. J. P. (2019). Do Choupal até à Lapa: O Elemento Popular na Música de José Afonso. Revista Vórtex, 7(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2869

Edição

Seção

Artigos