Processos identitários na relação de Stravinsky com a música popular americana

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Autores

  • Alexy Viegas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2603

Resumo

Considerando especialmente os empréstimos de música popular americana tomados por Stravinsky durante o seu perí­odo neoclássico, este artigo apresenta reflexões a respeito de processos a partir dos quais a identidade modernista de Stravinsky pode ter se articulado. Em alguns momentos, Stravinsky estabelece alianças situacionais que ocorrem através da reinterpretação da música do passado e, em algumas circunstâncias, associa sua estética neoclássica à música popular. O presente texto procura debater a aproximação de Stravinsky com a conceito de se compor obras tendo como base "a ideia do popular americano" , observando que tais empréstimos refletem o fato de que Stravinsky não se voltou exclusivamente à música da tradição concertista durante sua fase neoclássica, mas também aos sons e à inventividade de seu próprio tempo.

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Biografia do Autor

Alexy Viegas, Universidade de São Paulo

Alexy Viegas é Doutor em Música (2017) pela Universidade de São Paulo (USP) com duplo estágio sanduí­che (ULaval-Canadá, 2015; e CUNY-EUA, 2015-2016); Mestre em Música (2010) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Bacharel em Música Popular (2008) pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR-FAP). Integrou grupos de pesquisa coordenados pelos professores Joseph Straus (2015 a 2016) durante estágio sanduí­che na City University of New York (CUNY-EUA), e Serge Lacasse (2015) durante estágio sanduí­che na Universitè Laval (ULaval-Canadá). Possui experiência na docência de ní­vel superior através de estágio na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionou as disciplinas de Editoração Musical, Piano e Arranjos Instrumentais (2009-2010); foi professor de Harmonia no Conservatório de MPB de Curitiba (CMPB) (2011 a 2012) e professor particular de Harmonia e Piano (desde 2008). Realizou visita técnica (2017) ao Instituto Paul Sacher, em Basel (Suí­ça), onde trabalhou com manuscritos originais de Stravinsky na produção de sua tese de Doutorado. E-mail: alexyviegas@hotmail.com

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Publicado

01.09.2018

Como Citar

Viegas, A. (2018). Processos identitários na relação de Stravinsky com a música popular americana. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2603

Edição

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