Cathy Berberian, Grock e as ideias de polifonia de ações, fragmentação textual, solfejo afetivo e humor em Sequenza III, para voz feminina, de Luciano Berio

Autores

  • Gustavo Penha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | Universidade de São Paulo
  • Silvio Ferraz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2169

Resumo

Este artigo investiga alguns aspectos do contexto artí­stico-histórico em que Luciano Berio compôs Sequenza III, para voz feminina. São abordados: a concepção de Berio da técnica e do virtuosismo instrumental e como pensou em trabalhá-los nas Sequenzas; o fator da teatralidade de algumas das Sequenzas; a importância do clown Grock para Berio, bem como uma breve biografia desse clown; a relação de parceria e colaboração entre Berio e Cathy Berberian; a prática clownesca doméstica e performativa de Berberian; a polifonia simulada nas Sequenzas; a fragmentação do texto literário de Marcus Kutter por Berio; a elaboração de um solfejo afetivo na escrita da partitura; a importância do riso e a construção de uma polifonia de ações em Sequenza III. Busca-se aplicar o método da dramatização proposto por Gilles Deleuze, pelo qual compreende-se que as ideias são expressadas em dinamismos espaços-temporais dramáticos produtores de individuações (DELEUZE, 2006[1967]: 129-154).

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Biografia do Autor

Gustavo Penha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | Universidade de São Paulo

Compositor, Gustavo Penha é bacharel pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), onde estudou com Sergio Kafejian e Paulo Zuben. Realizou mestrado e doutorado em Música na UNICAMP, sob orientação de Silvio Ferraz e com bolsa da FAPESP. Durante seu doutorado participou de um estágio de pesquisa na Universidade Paris 8, estudando com José Manuel Lopez Lopez, Anne Sèdes e Alain Bonardi. Em 2016-2017 realizou pós-doutorado na ECA/USP, com bolsa do CNPq.Atualmente é professor da UFMS. E-mail: penha.gustavo@gmail.com

Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo

Compositor, Silvio Ferraz é professor de composição na USP. Doutor em semiótica pela PUC-SP (1997), pesquisador da FAPESP e do CNPq. Foi diretor do Festival Internacional de Inverno de Campo do Jordão e da Escola de Música de São Paulo (EMESP) em 2009 e 2010. Desde seu doutorado tem se especializado na pesquisa musical a partir do pensamento de Gilles Deleuze. Autor de "Música e repetição: a diferença na composição contemporânea" (EDUC) e Livro das sonoridades (7Letras). E-mail: silvioferrazmello@gmail.com

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Publicado

29.12.2017

Como Citar

Penha, G., & Ferraz, S. (2017). Cathy Berberian, Grock e as ideias de polifonia de ações, fragmentação textual, solfejo afetivo e humor em Sequenza III, para voz feminina, de Luciano Berio. Revista Vórtex, 5(3), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2169

Edição

Seção

Artigos