Valsa de Santa Rita de Cássia: arranjo para viola caipira

Autores

  • Reinaldo Toledo Prefeitura Municipal de Franca

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2152

Resumo

Esta valsa é uma composição do poeta Paulo Tavares da Gama (in memórian). É uma homenagem a cidade de Cássia-MG, que na época se chamava Santa Rita de Cássia. De uma beleza rara, é muito executada pelo Coral Pequenos Cantores de Cássia e pela Banda Maestro Godofredo de Barros, grupos tradicionais da cidade, tanto na festa de aniversário do municí­pio (22 de maio), quanto em ocasiões de diversas naturezas. Ela é tão tradicional que já está no inconsciente dos cassienses, onde muitos a consideram o hino da cidade. Este arranjo foi baseado no que estava em minha memória auditiva, remetendo a época em que cantei no coral e toquei na banda mencionados. Partindo deste ponto, tentei desenvolver um arranjo que transpusesse a minha personalidade musical, mas que ao mesmo tempo não descaracterizasse a linguagem da viola caipira. Para tal, compus uma introdução, utilizei das escalas duetadas e notas pedais, muito caracterí­stico no tocar da viola. Também usei técnicas ligadas a outros instrumentos, como o trêmulo, bastante relacionada ao violão erudito. Foi com este arranjo que recebi o prêmio de "melhor intérprete" no 1º Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos, em 2011. Desejo compartilhar esta bela obra mineira e espero contribuir para com a produção de repertório solista para a viola caipira, que felizmente está vivendo um perí­odo frutí­fero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Toledo, Prefeitura Municipal de Franca

É graduado em música (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou por 5 anos como educador musical, viola caipira, no Projeto Guri em Franca-SP. Atualmente é educador musical pela Prefeitura Municipal da mesma cidade. Possui premiações em festivais, tais como: prêmio de melhor intérprete no 1º FENACRUPE, 1º lugar no 2º Festival Viola Encena, 1º lugar na fase municipal e regional do Mapa Cultural Paulista 2015/2016, na categoria solo e 2º lugar no 2º Festival Patos & Viola. Foi selecionado para se apresentar no Fejacan (Jacarezinho-PR), ENCUN (Campinas-SP), Mostra da Música Autoral Francana (Franca-SP), Projeto Palco Livre (Belo Horizonte-MG), Domingo na Concha (Uberaba-MG), entre outras. É autor da obra 11 Estudos para Viola Caipira. Sua música está presente nas coletâneas: 2º Festival Patos & Viola e Mapa Cultural Paulista 2016 – Música Instrumental, além da participação como violeiro no CD do Grupo Sonoro de Violões da cidade de Franca-SP.

Downloads

Publicado

01.06.2017

Como Citar

Toledo, R. (2017). Valsa de Santa Rita de Cássia: arranjo para viola caipira. Revista Vórtex, 5(2), 1–5. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2152

Edição

Seção

Partitura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)