Amador x Profissional - a situação do músico na cena de jazz da cidade de São Paulo

Autores

  • Marcus Vinicius de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1863

Resumo

Neste artigo, o autor analisa a cena de jazz da cidade de São Paulo. Para isso, foram investigados bares especializados em jazz. Após apresentar as caracterí­sticas da cena, são levantadas algumas situações de conflito, resultantes de interesses divergentes dos participantes. Ao final, baseado em observações de Ruth Finnegan, discute-se a relação entre músico amador e músico profissional e a situação dos jazzistas nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Marcus V. S. R. M. Almeida é Bacharel em Música Popular, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Dedica-se ao ensino, í  pesquisa e í  prática musical. Como educador, leciona no Colégio Dante Alighieri, onde coordena o Curso de Violão e é responsável pela Orquestra de Violões CDA. Como instrumentista (guitarra e violão), desenvolve trabalho autoral na área de Música Popular, tendo lançado o CD: Nicwenra - guitar solo (2013). Como pesquisador de Música Popular, concluiu Mestrado em Performance Musical na área de Práticas Interpretativas e Doutorado em Música na área de Fundamentos Teóricos, após estágio como pesquisador visitante na Queen's University of Belfast (Reino Unido).

Referências

BENNETT, Andy e PETERSON, Richard A.. "Introducing Music Scenes". In: BENNETT, Andy e PETERSON, Richard A. (eds.). Music Scenes: Local, Translocal, And Virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004, pp 1 - 15.

FINNEGAN, Ruth. The Hidden Musicians: Music-making In An English Town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

KRUSE, Holly. Subcultural Identity In Alternative Music Culture. In: Popular Music, 12, pp. 33 – 41, 1993.

REYNOLDS, Simon. Against Health And Efficiency: Independent Music In The 1980"™s. In: Zoot Suits And Second-Hand Dresses, Boston: ed. Angela McRobbie, 1989.

SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings Of Performing And Listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.

Downloads

Publicado

30.06.2017

Como Citar

de Almeida, M. V. (2017). Amador x Profissional - a situação do músico na cena de jazz da cidade de São Paulo. Revista Vórtex, 5(1), 1–14. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1863

Edição

Seção

Artigos