Efeitos do exercício LaxVox na ressonância do trato vocal de sopranos líricos
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9912Palavras-chave:
Canto e Fala, voz cantada, Inteligibilidade do português cantado, Acústica da voz cantada, Modificação vocálica., Área Artes/Música, percepçãoResumo
Esta pesquisa apresenta os efeitos do uso do exercício de tubo de ressonância denominado LaxVox na ressonância vocal de sopranos líricos. Foi realizado um estudo intervencional, tendo sido analisados os âmbitos proprioceptivo, perceptivo-auditivo e acústico de três cantoras antes e após as intervenções com o tubo. Os resultados após as intervenções indicaram maior conforto fonatório, ampliação faríngea, voz considerada mais limpa e maior facilidade na emissão de notas mais agudas. No âmbito acústico foram registrados dados correlacionados a identificação de mudanças no envelope espectral, como a identificação, em nível acústico, de fenômenos de audibilidade vocal. Os dados da pesquisa corroboram o potencial do uso do LaxVox para a construção de habilidades esperadas no canto operístico, como a projeção e o brilho vocal.
Downloads
Referências
ALVES, Cintia de los Santos. A arte da técnica vocal: caderno 2. Porto Alegre: ediPUCRS, 2020. E-book. 164 p. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 18 out. 2024>. Acesso em: 20 out. 2024.
BURTET, Letícia Pereira. Manual de técnica vocal. Curitiba: Intersaberes, 2022. E-book. 304 p. Disponível em: <https://plataforma.bvirtual.com.br>. Acesso em: 20 out. 2024.
CARNEIRO, Paula Rossi; TELES, Lídia Cristina da Silva. Influência de alterações posturais, acompanhadas por fotogrametria computadorizada, na produção da voz. Fisioterapia em Movimento, v. 25, p. 13-20, 2012. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S0103- 51502012.000100002>Acesso em: 15 out. 2024.
CIELO, Frigo LF, Christmann MK. Pressão sonora e tempo máximo de fonação após a técnica de finger kazoo. Rev CEFAC, Epub, v. 15, p. 994–1000, jul. de 2013. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400029 >. Acesso em: 20 out. 2024.
CORDEIRO, Gislaine Ferro; PINHO, Sílvia MR; CAMARGO, Zuleica Antonia. Formante do cantor–um enfoque fisiológico. In: PINHO, Sílvia MR (Org.). Temas em voz profissional. São Paulo: Revinter, 2007. p. 23-30.
D'AVILA, Helena; CIELO, Carla Aparecida; SIQUEIRA, Márcia do Amaral. Som fricativo sonoro/ℑ: modificações vocais. Revista CEFAC, Epub, v. 12, p. 915-924, 2010. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1516-18462010005.000104>. Acesso em: 15 out. 2024.
FADEL, Congeta Bruniere Xavier et al. Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores. CoDAS, v. 28. p. 618-624, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015168>. Acesso em: 15 out. 2024.
FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de saúde pública, v. 24, p. 17-27, 2008. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003 >. Acesso em: 15 out. 2024.
GIBIAN, G. L. Synthesis of sung vowels. Quarterly Progress Report, v. 104, p. 243-247, 1972.
GRIFFIN, Barbara, WOO Peak, COLTON, Raymond, CASPER Janina, BREWER, David.
Physiological characteristics of the supported singing voice. A preliminary study. Journal of Voice, v. 9, p. 45-56, 1995. Disponível em <https://doi.org/10.1016/S0892-1997(05)80222-X>. Acesso em: 1 out. 2024.
GUSMÃO, Cristina de Souza; CAMPOS, Paulo Henrique; MAIA, Maria Emília Oliveira. O formante do cantor e os ajustes laríngeos utilizados para realizá-lo: uma revisão descritiva. Per Musi, Epub, p. 43-50, 2010. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S1517-75992010000100006 >. Acesso em: 1 out. 2024.
KELLER, Peter E.; KÖNIG, Rasmus; NOVEMBRE, Giacomo. Simultaneous cooperation and competition in the evolution of musical behavior: sex-related modulations of the singer's formant in human chorusing. Frontiers in Psychology, v. 8, p. 1559, 2017. Disponível em < https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01559>. Acesso em: 3 out. 2024.
LOIOLA, Camila Miranda; FERREIRA, Leslie Piccolotto. Coral amador: efeitos de uma proposta de intervenção fonoaudiológica. Revista CEFAC, v. 12, p. 831-841, 2010. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S1516-18462010005.000113 >. Acesso em: 15 out. 2024.
MAINKA, Alexander et al. Lower vocal tract morphologic adjustments are relevant for voice timbre in singing. PLoS One, v. 10, n. 7, p. e0132241, 2015. Disponível em < http://dx.doi.org/10.5061/dryad.r22h4>. Acesso em: 15 out. 2024.
MENDES, Amanda. Efeitos Vocais do exercício de fonação em tubos em cantores: uma revisão sistemática. 81 p. Dissertação, Ciências aplicadas à saúde. Universidade Federal de Sergipe, Lagarto; 2017.
MENEZES, Marcia, DUPRAT, Andre; COSTA, Henrique. Vocal and Laryngeal Effects of Voiced Tongue Vibration Technique According to Performance Time. Journal of voice. v.19, n. 1, p. 61-70, 2011. Disponível em: < doi:10.1016/j.jvoice.2010.03.009>. Acesso em: 7 out. 2024.
MENEZES, Marcia H M et al. The relationship between tongue trill performance duration and vocal changes in dysphonic women. Journal of voice. v. 25, n. 4, p. 167-175, 2011. Disponível em: < doi:10.1016/j.jvoice.2010.03.009>. Acesso em: 3 out. 2024.
MASTER, Suely et al. O espectro médio de longo termo na pesquisa e na clínica fonoaudiológica.
Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 18, n. 1, p. 111–120, jan. 2006.
MATTER, Suelen. Formante do Cantor: revisão integrativa e desenvolvimento por meio de exercícios de trato vocal semiocluído. 2024. 285 p. Tese (Doutorado, Comunicação Humana e Saúde). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2024a.
MATTER, Suelen, ANDRADA E SILVA, Marta. Formante do Cantor: revisão integrativa. Per musi. v.25, e242524, 2024. Disponível em https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.54105. Acesso em 2 out. 2024b.
PERELLÓ, Jorge; MONTSERRAT Caballé; GUITART, Enrique. Canto-Dicción: foniatria estética. Barcelona: Editorial Científico – Médica, 1975. 206 p.
PILLOT Claire; SALVATORE, Quattrocchi. Mesures acoustiques, jugements perceptifs et corrélats physiologiques du singing-formant chez les chanteurs et les chanteuses lyriques. Rev Laryngol Otol Rhinol (Bord). v. 117, p. 335-339, 1996.
PUCCINI, Giacomo. Aria O mio babbino caro da ópera Gianni Schichi. Piano e voz. United States: Sheet Music To Play Editions, 2021. Partitura, p. 1-4. 1 partitura.
ROSENBERG, Marci. Using Semi-Occluded Vocal Tract Exercises in Voice Therapy: The Clinician's Primer. Perspectives on Voice and Voice Disorders.v. 24. p. 71-79, 2014.
SCHUTTE, Harm; MILLER, Deborah. The effect of F0/F1 coincidence in soprano high notes on pressure at the glottis. Journal of Phonetics. v. 14, n. 3-4. p. 385–392, 1986. Disponível em <https://doi.org/10.1016/S0095-4470(19)30713-2>. Acesso em: 1 set. 2024.
SOUSA, Nadja Barbosa de. Escolas de canto italiana, alemã e francesa: características perceptivo-auditivas e acústicas na voz do soprano. 2015. 104 p. Tese (Doutorado, Fonoaudiologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2015.
SOUSA, Nadja; ANDRADA E SILVA, Marta. Diferentes abordagens de ensino para projeção vocal no canto lírico. Per Musi. v 00, n. 33. p. 130-146, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/permusi20163307>. Acesso em: 3 set. 2024.
SOUZA, Glaucia Verena Sampaio de; DUARTE, João Marcos Trindade; VIEGAS, Flávia; SIMÕES-ZENARI, Marcia; NEMR, Kátia. An acoustic examination of pitch variation in soprano singing. Journal of Voice, v. 34, n. 4, p. 648.e41–648.e49, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0892199718304168. Acesso em: 27 abr. 2025.
SOVIJARVI, Anssi. Die Bestimmung der Stimmkategorien mittels Resonanzröhren Determination of voice categories with ressonance tubes. In: International Kongress Phoniatric Wissenchaft, 1965, p. 532-535.
SUNDBERG, Johan. Articulatory interpretation of the “singing formant”. J. Acoust. Soc. Am. V. 55, n. 4. p. 838–844, 1974. Disponível em: < https://doi.org/10.1121/1.1914609>. Acesso em: 1 set. 2024.
SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. Tradução: Glaucia Laís Salomão. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo; 2018. 320 p
SUNDBERG, Johan. Level and center frequency of the singer's formant. Journal of voice. v. 15, n. 2. 2001, p. 176-18615(2), 176–186, 2001. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/S0892-1997(01)00019-4>. Acesso em: 1 set. 2024.
TEACHEY, Jerold; KAHANE, Joel; BECKFORD, Neal. Vocal mechanics in untrained professional singers. Journal of Voice. v5, p. 51-56, 1991. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/S0892-1997(05)80163-8>. Acesso em: 1 set. 2024.
VIEIRA, Maurílio. Uma introdução à acústica da voz cantada In: SEMINÁRIO MÚSICA, CIÊNCIA TECNOLOGIA, n. 1. São Paulo: USP, 2004.
TITZE, Ingo; MAXFIELD, Lynn, WALKER, Megan. A Formant Range Profile for Singer. Journal of Voice. Journal of Voice. v. 31, n. 3, p. 382.e9-382.e13, 2017. Disponível em: < https://api.semanticscholar.org/CorpusID:3869082>. Acesso em: 5 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Suelen Scholl Matter, Marta Assumpção de Andrada e Silva , Zuleica Camargo, Leslie Piccolotto Ferreira, Nadja Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.