Efeitos do exercício LaxVox na ressonância do trato vocal de sopranos líricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9912

Palavras-chave:

Canto e Fala, voz cantada, Inteligibilidade do português cantado, Acústica da voz cantada, Modificação vocálica., Área Artes/Música, percepção

Resumo

Esta pesquisa apresenta os efeitos do uso do exercício de tubo de ressonância denominado LaxVox na ressonância vocal de sopranos líricos. Foi realizado um estudo intervencional, tendo sido analisados os âmbitos proprioceptivo, perceptivo-auditivo e acústico de três cantoras antes e após as intervenções com o tubo. Os resultados após as intervenções indicaram maior conforto fonatório, ampliação faríngea, voz considerada mais limpa e maior facilidade na emissão de notas mais agudas. No âmbito acústico foram registrados dados correlacionados a identificação de mudanças no envelope espectral, como a identificação, em nível acústico, de fenômenos de audibilidade vocal. Os dados da pesquisa corroboram o potencial do uso do LaxVox para a construção de habilidades esperadas no canto operístico, como a projeção e o brilho vocal.

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Biografia do Autor

Suelen Scholl Matter, Universidade de Caxias do Sul

Suelen Scholl Matter é Doutora em Comunicação Humana e Saúde pela PUC - SP na linha de pesquisa de Voz, Comunicação, Saúde e Arte; Mestra em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS na Área da Concentração Musicologia/ Etnomusicologia; Bacharela em Música pelo Instituto de Artes, Departamento de Música da UFRGS, com habilitação canto; Técnica em canto pela Escola Sinodal de Educação Profissional. É docente na Universidade de Caxias do Sul. Reconhecida internacionalmente por meio de premiações relacionadas à preparação vocal de cantores.

Marta Assumpção de Andrada e Silva , Pontifícia Universidade Católlca de São Paulo

Marta Assumpção de Andrada e Silva possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1988), mestrado em Comunicação Humana e Saúde pela PUC-SP (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica também pela PUC-SP (2000).

Zuleica Camargo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Zuleica Camargo possui Doutorado e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PPG em LAEL), Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), Título de Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). 

 

Leslie Piccolotto Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leslie Piccolotto Ferreira possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (1990).

Nadja Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Nadja  Sousa é Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com período Sanduíche na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main (Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt - Alemanha) patrocinada pelo PDSE - CAPES. Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Bacharel em Música/Canto pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciatura em Música (CLARETIANO). Ex-integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo (TMSP).

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Publicado

20.08.2025

Como Citar

Scholl Matter, S., Assumpção de Andrada e Silva, M., Camargo, Z., Piccolotto Ferreira, L., & Sousa, N. (2025). Efeitos do exercício LaxVox na ressonância do trato vocal de sopranos líricos . Revista Vórtex, 13, 1–31. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9912

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”