Convergências temáticas entre ‘Canto de amor e paz’ e a ‘Sinfonia 4’ de Cláudio Santoro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9830

Palavras-chave:

Claudio Santoro, Canto de amor e paz, Sinfonia da paz, realismo socialista, música brasileira

Resumo

Neste artigo apresentamos as convergências temáticas existentes em duas obras representativas do compositor Cláudio Santoro: Canto de amor e paz e a Sinfonia 4 “sinfonia da paz”. As peças foram escritas durante o período em que o compositor esteve influenciado pela estética do realismo socialista, no início da década de 1950. As temáticas convergentes se referem a aspectos ideológicos e musicais. O uso da ideia da paz, presente nos títulos das peças e no programa da sinfonia, atua como conteúdo extramusical e está relacionado ao significado que o termo possuía nos meios socialistas ao qual Santoro pertencia. Por outro lado, as obras também apresentam grandes similaridades entre os conteúdos melódicos empregados na construção dos temas principais das duas peças. Concluímos que Santoro utilizou um mesmo tema, embora tenha sido tratado de maneira diferenciada em cada uma delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Paula, Universidade Estadual de Campinas

Paulo de Paula é doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde também obteve os títulos de mestre e bacharel. Tem atuado como pesquisador do repertório orquestral brasileiro. É fundador, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, com a qual realizou a gravação dos álbuns “Paisagens Caipiras” e “Música Interior” em 2024 e 2025 respectivamente. Foi responsável pela criação da Orquestra Jovem de Indaiatuba, da EMOSI – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e do EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba.

Carlos Fiorini, Universidade Estadual de Campinas

Carlos Fiorini é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Regência Coral e Orquestral. Diretor artístico do Coro e da Orquestra do Departamento de Música da UNICAMP, assim como da Camerata Anima Antiqua, especializada em música renascentista. Foi regente assistente e titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas de 2005 a 2008. No Brasil regeu as orquestras da UEL, Unicamp, Sorocaba, Bragança Paulista, Rio Claro entre outras. No exterior regeu em Viena (Áustria), Sofia (Bulgária), Potsdam (Alemanha) e Havana (Cuba). Lidera o Grupo de Pesquisa “Regência – Arte e Técnica”.

Referências

BUSCACIO, Cesar Maia; BUARQUE, Virgínia. Humanismo, marxismo e música no diário de viagem de Carlota Santoro (1954-1955). Manaus: Editora Ziló/ Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, 2019. 153 p.

COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA. Sobre a ópera “A grande amizade” de V. Muradeli. Problemas: revista mensal de cultura política, Rio de Janeiro, n.21, pp. 19-34, outubro, 1949.

ESTRELLA, Arnaldo; STOJANOV, Vladimir; CANDÉ, Roland de. Manifesto do II Congresso de Compositores e Críticos Musicais – Praga. Fundamentos, São Paulo, v.1, n.2, pp. 154-156, 1948.

ESTRELLA, Arnaldo. Quais os acontecimentos predominantes de 1954 no seu campo de atividade e que espera de 1955?. Imprensa popular, Rio de Janeiro, Ano VIII, nº 1.393, p. 13, 1, 2 e 3 de janeiro, 1955. Entrevista.

HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 423 p.

KATER, Carlos. Música viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musas Editora, 2001. 371 p.

LARUE, Jan. Guidelines for style analysis. 2. Ed. Michigan: Harmonie Park, 2011. 287 p.

LESTER, Joel. Analytic approaches to twentieth-century music. Nova Iorque: W. W. Norton & Company, 1989. 308 p.

PAULA, Paulo Roberto Machado de. A escrita de Cláudio Santoro para orquestra de cordas entre 1946 e 1953: subsídios para uma interpretação. 2017. 178 p. Dissertação (Mestrado em Música). Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

SANTORO, Cláudio. Um compositor e sua obra. Imprensa popular, Rio de Janeiro, Ano VII, nº 1.286, p. 4, 26 de agosto, 1954a. Entrevista.

SANTORO, Cláudio. Novos temas para a música brasileira. Imprensa popular, Rio de Janeiro, Ano VII, nº 1.348, p.10, 7 de novembro, 1954b. Entrevista.

SANTORO, Cláudio. Canto de amor e paz. Orquestra de cordas. Edition Savart, 2009. Partitura, 21 p. 1 partitura.

SANTORO, Cláudio. Sinfonia nº 4 “sinfonia da paz” para grande orquestra sinfônica e coro mixto. Orquestra sinfônica. Moscou: Edição Musical do Estado da URSS, 1958. Partitura, 108 p. 1 partitura.

SOUZA, Iracele Lívero. Santoro: uma história em miniaturas: estudo analítico-interpretativo dos prelúdios para piano de Cláudio Santoro. 2003. 542 p. Dissertação (Mestrado em Música). Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

ZDANOV, Andrei Alexandrovich. A tendência ideológica da música soviética. Problemas: revista mensal de cultura política, Rio de Janeiro, n.21, pp. 35-39, outubro, 1949.

Downloads

Publicado

28.09.2025

Como Citar

de Paula, P., & Fiorini, C. F. (2025). Convergências temáticas entre ‘Canto de amor e paz’ e a ‘Sinfonia 4’ de Cláudio Santoro. Revista Vórtex, 13, 1–27. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9830

Edição

Seção

Artigos