Convergências temáticas entre ‘Canto de amor e paz’ e a ‘Sinfonia 4’ de Cláudio Santoro
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9830Palavras-chave:
Claudio Santoro, Canto de amor e paz, Sinfonia da paz, realismo socialista, música brasileiraResumo
Neste artigo apresentamos as convergências temáticas existentes em duas obras representativas do compositor Cláudio Santoro: Canto de amor e paz e a Sinfonia 4 “sinfonia da paz”. As peças foram escritas durante o período em que o compositor esteve influenciado pela estética do realismo socialista, no início da década de 1950. As temáticas convergentes se referem a aspectos ideológicos e musicais. O uso da ideia da paz, presente nos títulos das peças e no programa da sinfonia, atua como conteúdo extramusical e está relacionado ao significado que o termo possuía nos meios socialistas ao qual Santoro pertencia. Por outro lado, as obras também apresentam grandes similaridades entre os conteúdos melódicos empregados na construção dos temas principais das duas peças. Concluímos que Santoro utilizou um mesmo tema, embora tenha sido tratado de maneira diferenciada em cada uma delas.
Downloads
Referências
BUSCACIO, Cesar Maia; BUARQUE, Virgínia. Humanismo, marxismo e música no diário de viagem de Carlota Santoro (1954-1955). Manaus: Editora Ziló/ Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, 2019. 153 p.
COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA. Sobre a ópera “A grande amizade” de V. Muradeli. Problemas: revista mensal de cultura política, Rio de Janeiro, n.21, pp. 19-34, outubro, 1949.
ESTRELLA, Arnaldo; STOJANOV, Vladimir; CANDÉ, Roland de. Manifesto do II Congresso de Compositores e Críticos Musicais – Praga. Fundamentos, São Paulo, v.1, n.2, pp. 154-156, 1948.
ESTRELLA, Arnaldo. Quais os acontecimentos predominantes de 1954 no seu campo de atividade e que espera de 1955?. Imprensa popular, Rio de Janeiro, Ano VIII, nº 1.393, p. 13, 1, 2 e 3 de janeiro, 1955. Entrevista.
HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 423 p.
KATER, Carlos. Música viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musas Editora, 2001. 371 p.
LARUE, Jan. Guidelines for style analysis. 2. Ed. Michigan: Harmonie Park, 2011. 287 p.
LESTER, Joel. Analytic approaches to twentieth-century music. Nova Iorque: W. W. Norton & Company, 1989. 308 p.
PAULA, Paulo Roberto Machado de. A escrita de Cláudio Santoro para orquestra de cordas entre 1946 e 1953: subsídios para uma interpretação. 2017. 178 p. Dissertação (Mestrado em Música). Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
SANTORO, Cláudio. Um compositor e sua obra. Imprensa popular, Rio de Janeiro, Ano VII, nº 1.286, p. 4, 26 de agosto, 1954a. Entrevista.
SANTORO, Cláudio. Novos temas para a música brasileira. Imprensa popular, Rio de Janeiro, Ano VII, nº 1.348, p.10, 7 de novembro, 1954b. Entrevista.
SANTORO, Cláudio. Canto de amor e paz. Orquestra de cordas. Edition Savart, 2009. Partitura, 21 p. 1 partitura.
SANTORO, Cláudio. Sinfonia nº 4 “sinfonia da paz” para grande orquestra sinfônica e coro mixto. Orquestra sinfônica. Moscou: Edição Musical do Estado da URSS, 1958. Partitura, 108 p. 1 partitura.
SOUZA, Iracele Lívero. Santoro: uma história em miniaturas: estudo analítico-interpretativo dos prelúdios para piano de Cláudio Santoro. 2003. 542 p. Dissertação (Mestrado em Música). Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
ZDANOV, Andrei Alexandrovich. A tendência ideológica da música soviética. Problemas: revista mensal de cultura política, Rio de Janeiro, n.21, pp. 35-39, outubro, 1949.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo de Paula, Carlos Fiorini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.