Um mapeamento sobre a formação de regentes em cursos superiores no Brasil

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Autores

  • Felipe Damato de Lacerda Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sérgio Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2640

Resumo

Este artigo traz um mapeamento dos cursos superiores de Música com habilitação em Regência no Brasil e apresenta uma análise das matrizes curriculares disponí­veis on-line. As fontes utilizadas foram o Censo da Educação Superior 2016 do INEP, a plataforma e-MEC e os sites das instituições de ensino superior, sendo identificadas 21 IES que ofertavam 25 cursos nessa área na época da pesquisa, sendo 23 deles cursos de Bacharelado. A revisão de literatura apresenta uma discussão sobre a formação e as caracterí­sticas do campo de atuação dos egressos de cursos de Bacharelado em Música. A análise das matrizes, realizada utilizando-se o software NVivo 12 da QSR International, apontou para diferentes formas de se conceber a relação entre disciplinas obrigatórias e atividades de escolha do aluno, bem como para uma grande concentração de carga horária direcionada à formação musical.

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Biografia do Autor

Felipe Damato de Lacerda, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Música - Violão pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Especialista em Didática Instrumental e Performance pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Mestre em Música, área de concentração Educação Musical, pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professor autônomo de música. E-mail: felipe.lascerdas@gmail.com

Sérgio Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Música - Composição e Regência (FAAM - SP), Mestre em Música - Educação Musical (UFRGS - RS), PhD - Educação Musical (RMIT University - Australia), Pós-doutorado em Educação Musical (Instituto Politécnico do Porto, Portugal). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. E-mail: sergiofigueiredo.udesc@gmail.com

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Publicado

01.12.2018

Como Citar

de Lacerda, F. D., & Figueiredo, S. (2018). Um mapeamento sobre a formação de regentes em cursos superiores no Brasil. Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2640

Edição

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Artigos

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