Reflexões curriculares sobre perfil e demandas dos estudantes de música da UFPR
Visualizações: 89DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2635Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi realizar um levantamento sobre qual é o perfil e as demandas dos estudantes dos cursos de música da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2016 e relacioná-los de maneira reflexiva com a realidade dos referidos cursos e a filosofia da educação musical proposta por Elliott. 54 estudantes de segundo, terceiro e quarto ano (incluindo, também, estudantes desperiodizados), nas modalidades licenciatura (n=23) e bacharelado (n=31) responderam um questionário composto por 47 questões. Algumas demandas foram colocadas em evidência nos relatos sobre o que poderia ser mudado, pontos positivos e negativos dos cursos e no interesse dos estudantes sobre o currículo dos cursos de música. Os resultados foram discutidos à luz da filosofia da educação musical proposta por David Elliott, no intuito de contribuir para o estabelecimento de uma base teórica propulsora de um debate sobre o projeto pedagógico dos cursos de música da UFPR.
Downloads
Referências
BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
BARBEITAS, Flavio Terrigno. Do Conservatório í Universidade: o novo currículo de graduação da Escola de Música da UFMG, Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, n. 7, 75-81, 2002.
BENTO, Victor Lucas; ARAÚJO, Rosane Cardoso. Crenças de autoeficácia e motivação de estudantes de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, XVII, 2016, Curitiba. Anais do XVII Encontro Regional Sul da ABEM. Curitiba: ABEM, 2016. s/p.
CLEMÊNCIO, Maria Aparecida. (Org.). Caderno de Ensino: Centro de Artes – Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: UDESC, 2012.
ELLIOTT, David. Music Matters: A New Philosophy of Music Education. New York: Oxford Press, 1995.
ELLIOTT, David; SILVERMAN, Marisa. Music Matters: A Philosophy of Music Education. 2a ed. New York: Oxford Press, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Vanda Bellard. Currículos, apreciação musical e culturas brasileiras. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, n. 6, 69-72, 2001.
FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. 2a ed. Florianópolis: ABEM, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 5a ed. São Paulo: Atlas, 1989.
GOMES, Solange Maranho. (2010). Formando um professor de música reflexivo e pesquisador. In: ENCONTRO DE PESQUISA, ARTE, EDUCAÇíO E FORMAÇíO CONTINUADA, 1, 2010, Curitiba. Anais do 1º Encontro de Pesquisa, Arte, Educação e Formação Continuada. Curitiba: FAP, 2010. s/p.
GOMES, Solange Maranho. A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2016.
KLEBER, Magali Oliveira. Qual currículo? Pensando espaços e possibilidades. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, n. 8, 57-62, 2003.
LARROSA-BONDíA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, 20-28, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
LAZZARIN, Luís Fernando. Uma compreensão da experiência com música através da crítica de duas "˜filosofias"™ da educação musical. 2004. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2004.
LAZZARIN, Luís Fernando. Por uma crítica í nova filosofia da educação musical. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 1, 103-124, 2005.
MADEIRA, Ana Ester Correia. O professor de música como pesquisador: análise de situações pedagógicas. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, XVII, 2016, Curitiba. Anais do XVII Encontro Regional Sul da ABEM. Curitiba: ABEM, 2016. s/p.
MORATO, Cíntia Thais. Estudar e Trabalhar Durante a Graduação em Música: construindo sentidos sobre a formação profissional do músico e do professor de música. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2009.
PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, n. 16, 49-56, 2007.
PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 22, n. 32, 90-103, 2014.
PEREIRA, Lai Bottmann; NETO, Manoel. J. de Souza. Por uma música de nível superior no Estado. In: NETO, Manoel J. de Souza (Org.). A [des]Construção da Música na Cultura Paranaense. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2004. p. 581-584.
RAMOS, Danilo. Reflexões sobre o Vestibular para a Carreira de Música da UNICAMP um estudo preliminar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, 59-69, 2007.
RAMOS, Danilo; TONI, Anderson. Reflexões sobre os currículos dos cursos de música da UFPR e as expectativas dos alunos ingressos em 2016. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM, XVII, 2016, Curitiba. Anais do XVII Encontro Regional Sul da ABEM. Curitiba: ABEM, 2016. s/p.
ZAGONEL, Bernadete. Os cursos de música da XXXX. In: NETO, Manoel J. de Souza (Org.). A [des]Construção da Música na Cultura Paranaense. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2004. p. 575-580.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Danilo Ramos, Anderson Toni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.