Os videoclipes do BRock de 1986 sob uma perspectiva tecno(contra)cultural
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https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6866Palabras clave:
Contracultura. Tecnocultura. Rock Brasileiro. Videoclipe. CartografiaResumen
Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – se tornou um relevante porta-voz em favor do fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também tributário de sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Neste artigo, pretende-se analisar as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980 em videoclipes lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock, sob uma perspectiva tecnocultural, baseada nos conceitos de Fischer (2013) e Shaw (2008), através do método cartográfico benjaminiano. As análises evidenciam as características principais da visualidade dos videoclipes em questão, apresentadas aqui em três coleções: urbanidade, performatividade e factualidade.
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