A Missão: por uma visão decolonial da música nas reduções jesuí­ticas

Visualizações: 199

Autores/as

  • Marcos Holler Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3197

Resumen

Os relatos de viajantes e de ordens religiosas, sobretudo da Companhia de Jesus, sobre o Brasil no perí­odo colonial são bastante conhecidos, e seu uso para a pesquisa histórico-musicológica se reflete em vários textos, acadêmicos ou não. A proposta deste artigo é a de levantar uma discussão sobre a visão colonialista do europeu sobre o "outro" americano nesses textos e sobre como essa visão ainda se perpetua em certa medida na contemporaneidade, a partir de uma comparação entre esses relatos e o filme A Missão (The Mission), de 1986, como uma versão contemporânea desses textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Holler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em cravo, mestre em artes e doutor em musicologia pela UNICAMP. Em 2012 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa e em 2016 atuou como pesquisador visitante na Hochschule Franz-Liszt em Weimar, na Alemanha. Desde 1995 é professor de História da Música na UDESC, onde se dedica í  pesquisa na área de musicologia histórica, principalmente sobre a história da música em Santa Catarina e sobre a música na atuação dos jesuí­tas nas Américas. É editor da Opus (revista da ANPPOM, gestão 2015-2019) e autor do livro Os jesuí­tas e a música no Brasil colonial (2010). E-mail: marcosholler@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3739-7158

Citas

AHARONIíN, Coriún. Música/musicologí­a y colonialismo. Montevideo: Centro Nacional de Documentación Musical Lauro Ayestarán, 2011.

BEARD, David; GLOAG, Kenneth. Musicology: the key concepts. London, New York: Routledge, 2005. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203503492

CASTAGNA, Paulo Augusto. A música como instrumento de catequese no Brasil dos sécs. XVI e XVII. In: AZEVEDO, Francisca L. Nogueira de; MONTEIRO, John Manuel. Confronto de culturas: conquista, resistência, transformação. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), 1997. p. 275-290.

______. Fontes bibliográficas para a pesquisa da prática musical no Brasil nos séculos XVI e XVII. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

CULLEY, Thomas S. J.; McNASPY, Clement J. S. J. Music and the Early Jesuits (1540-1565). Archivum Historicum Societatis IESU, Roma, v. 60, n. 80, p. 213-245, jul./dez. 1971.

DARNTON, Nina. At the movies. The New York Times, New York, p. 10, 31 out. 1986. Disponí­vel em: <https://www.nytimes.com/1986/10/31/movies/at-the-movies.html>. Acesso em: 10 mar. 2019.

FORMULA SCRIBENDI. S/l, s/d [Roma, 1580]. Institutum Societatis IESU, Florença, ex Typographia a Ss. Conceptione, v. 3, p. 41-45, 1893.

GONZíLEZ, Galaxis Borja. Jesuitische Berichterstattung über die Neue Welt. Zur Veröffentlichungs-, Verbreitungs- und Rezeptionsgeschichte jesuitischer Americana auf dem deutschen Buchmarkt im Zeitalter der Aufklärung. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht GmbH, 2011.

HEISTER, Hanns-Werner. La música. Dominación, expropiación, exotismo, apropiación, y la ambivalencia del colonialismo. In: AHARONIíN, Coriún. Música/musicologí­a y colonialismo. Montevideo: Centro Nacional de Documentación Musical Lauro Ayestarán, 2011. p. 273-307.

HOLLER, Marcos. Uma história de cantares de Sion na terra dos brasis: a música na atuação dos jesuí­tas na América Portuguesa (1549-1759). Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2006.

______. Os jesuí­tas e a música no Brasil colonial. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

______. A documentação jesuí­tica do séc. XVI: uma possibilidade de integração entre a musicologia histórica do Brasil e dos paí­ses da América espanhola. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA, 4.; ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais.... Pirenópolis, 2015. p. 65-71.

IRVING, D. R. M. Colonial Counterpoint: Music in Early Modern Manila. Oxford, New York: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195378269.001.0001

KENNEDY, Thomas Frank S. J. Jesuits and Music: Reconsidering the Early Years. Studi Musicali, Florença, n. 1, p. 71-99, 1988.

______. Jesuits and Music: The European Tradition. 1547-1622. Tese (Doutorado) – Universidade da Califórnia, Santa Barbara, 1982.

KERN, Arno Alvarez S. J. Utopia e missões jesuí­ticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1994.

LEITE, Serafim S. J. (Org.). Monumenta Brasiliae. 4 v. Roma: 1956-1960.

______. (Org.). História da Companhia de Jesus no Brasil. 10 v. Lisboa: Livraria Portugália; Rio de Janeiro: Civilização Brasileira e Instituto Nacional do Livro, 1938-1949. Edição especial: Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000.

______. Luiz Figueira: a sua vida heróica e sua obra literária. Lisboa: Divisão de Publicações e Biblioteca da Agência Geral das Colônias, 1940.

______. Páginas de História do Brasil. São Paulo: Comp. Ed. Nacional, 1937.

MALDONADO-TORRES, Nelson. On the Coloniality of Being. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 240-270, Mar./May 2007. Disponí­vel em: <http://dx.doi.org/10.1080/09502380601162548>. Acesso em: 12 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162548

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

McCORMACK, Pete. The Mission: The Waunana, Roland Joffé, Noam Chomsky, Flow, Sister, Brother. 19 dez. 2007. Disponí­vel em: <http://www.petemccormack.com/blog/?p=411>. Acesso em: 10 mar. 2019.

MURATORI, Ludovico Antonio. Il cristianesimo felice nelle missioni dei padri della Compagnia di Gesù nel Paraguai. Republicação do original de 1743. Palermo: Sellerio editore, 1985.

NAVARRO, Juan de Azpilcueta. Carta aos padres e irmãos de Coimbra. Bahia, 28 mar. 1550. Autógrafo em espanhol no Archivum Historicum Societatis IESU, Bras 3 I, ff. 27-30. Publicada em LEITE, Serafim S.J. (Org.). Monumenta Brasiliae, v. 1. Roma: 1956-1960. p. 177-187.

NERY, Rui Vieira. O olhar exterior: os relatos dos viajantes estrangeiros como fontes para o estudo da vida musical luso-brasileira nos finais do Antigo Regime. A MÚSICA NO BRASIL COLONIAL: COLÓQUIO INTERNACIONAL, Lisboa, 9-11 de outubro de 2000. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. p. 72-91.

NÓBREGA, Manuel da. Carta ao Padre Simão Rodrigues. Bahia, [abr.] 1549. Original na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1-5, 2, 38, f. 1-2. Publicada em LEITE, Serafim S. J. (Org.). Monumenta Brasiliae, v. 1. Roma: 1956-1960. p. 108-115.

______. Carta ao Padre Simão Rodrigues. Bahia, 9 ago. 1549. Original na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 1-5, 2, 38, f. 3-5. Publicada em LEITE, Serafim S. J. (Org.). Monumenta Brasiliae, v. 1. Roma: 1956-1960. p. 118-132.

______. Carta ao Padre Simão Rodrigues. Porto Seguro, 6 jan. 1550. Original não localizado. Publicada em LEITE, Serafim S. J. (Org.). Monumenta Brasiliae, v. 1. Roma: 1956-1960. p. 155-170.

______. Carta ao Padre Simão Rodrigues. S/l, s/d [Bahia, ago. 1552]. Original na Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Évora, CXVI / 1-33, ff. 194v-197. Publicada em LEITE, Serafim S. J. (Org.). Monumenta Brasiliae, v. 1. Roma: 1956-1960. p. 400-409.

PINHEIRO, Teresa. Kulturübersetzung in den Schriften jesuitischer Missionare im Brasilien des 16. Jahrhunderts. In: XAVIER, W. R. de A.; ZEUCH, U. Kulturelle Übersetzung: Das Beispiel Brasiliens. Volume especial de Zeitschrift der Deutschen Gesellschaft für die Erforschung des achtzenten Jahrhunderts. Göttingen: Wallstein Verlag, 2010. p. 163-170.

PIRES, Antônio. Carta aos Irmãos da Companhia. Pernambuco, 2 ago. 1551. Original não localizado. Publicada em CARTAS AVULSAS, 1550-1568. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988. P. 101-110.

POLANCO, Juan Alfonso de. Vida de Inácio de Loyola e Crônica da Companhia de Jesus. Monumenta Historica Societatis IESU, v. 1, 3, 5, 7, 9, 11. Roma: 1539-1556.

PRUDENCIO, Cergio. Desafí­os actuales ante el colonialismo. In: AHARONIíN, Coriún. Música/musicologí­a y colonialismo. Montevideo: Centro Nacional de Documentación Musical Lauro Ayestarán, 2011. p. 17-23.

PYM, Anthony. Exploring Translation Theories. 2. ed. London, New York: Routledge, 2014.

SAEGER, James Schofield. The Mission and Historical Missions: Film and the Writing of History. The Americas, v. 51, n. 3, p. 393-415, Jan. 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/1008228

SARDINHA, Pedro. Carta ao Padre Simão Rodrigues. S/l, s/d [Bahia, julho de 1552]. Original não localizado. Tradução para o espanhol no ARSl, Bras 3 l, ff 102-102v. Publicado em LEITE, Serafim S. J. (Org.). Monumenta Brasiliae, v. 1. Roma: 1956-1960. p. 357-367.

SEPP, Antonio. Continuation oder Fortsetzung der Beschreibung deren denckwürdigeren Paraquarischen Sachen. Ingolstadt: De la Haye, 1710.

______. Reiß-Beschreibung, wie dieselben aus Hispanien in Paraquarien kommen. Nürnberg, 1696.

TELLO, Aurelio. La investigación de la música colonial o cómo hacer musicologí­a rompiendo paradigmas. In: AHARONIíN, Coriún. Música/musicologí­a y colonialismo. Montevideo: Centro Nacional de Documentación Musical Lauro Ayestarán, 2011. p. 235-247.

THE MISSION. Direção: Rolland Joffé. Warner Brothers, 2003. 2 DVDs.

WEGMAN, Rob. Historical Musicology: Is It Still Possible? In: CLAYTON, Martin; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (Eds.). The Cultural Study of Music: A Critical Introduction. 2. ed. New York, London: Routledge, 2011. p. 40-48.

XAVIER, Weibke Röben de Alencar; ZEUCH, Ulrike. Einleitung: Was heisst "˜Kulturelle Übersetzung"™ in Bezug auf Brasilien im 18. Jahrhundert? In: XAVIER, W. R. de A.; ZEUCH, U. Kulturelle Übersetzung: Das Beispiel Brasiliens. Volume especial de Zeitschrift der Deutschen Gesellschaft für die Erforschung des achtzenten Jahrhunderts. Göttingen: Wallstein Verlag, 2010. p. 163-170.

Publicado

2019-12-01

Cómo citar

Holler, M. (2019). A Missão: por uma visão decolonial da música nas reduções jesuí­ticas. Revista Vórtex, 7(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.3.3197