“Pr'um Samba”: reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2877

Resumen

O trabalho discorre sobre resultados parciais obtidos nos recentes projetos de pesquisa sobre a performance de processos criativos em música popular. Esses projetos tiveram como objetivo registrar e promover uma reflexão crí­tica sobre a criação e circulação de uma produção para uma formação idealizada (Ensemble Brasileiro), dentro de uma relação tensional com seus antecedentes históricos (Orquestras Tí­picas, Jazz e Big Bands) próximos. Para tanto elege três etapas inter-relacionadas: interpretação de um arranjo histórico, criação de um novo arranjo e criação de uma composição musical no mesmo gênero. Além disso, para além do processo de produção, o artigo tece breves considerações sobre o contexto histórico que deu origem às discussões levantadas.

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Biografía del autor/a

Paulo José de Siqueira Tiné, Universidade Estadual de Campinas | Brasil

Professor Doutor do Instituto de Artes da UNICAMP desde 2012 e lí­der do grupo de pesquisa "Transcriações Musicais". É autor dos livros "Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação" (apoio FAPESP 2011/14) e "10 Peças para Violão: Solo brasileiro, anos 90" (apoio FAEPEX 2016), ambos lançados pela editora "Rondó". Possui 5 CDs lançados, o último "Paulo Tiné & Ensemble Brasileiro" – em 2017- distribuí­do pela Trattore em 2018. Além de atuar como convidado, foi regente de diversas Big Bands paulistas como a Big Band da Santa, Big Band da EMESP, UNICAMP Big Band e da Big Band infanto-juvenil do Projeto Guri (Santa Marcelina). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3191-1379. E-mail: tine@g.unicamp.br

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

Tiné, P. J. de S. (2019). “Pr’um Samba”: reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro. Revista Vórtex, 7(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2877