O ruído como timbre da materialidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10840Palavras-chave:
Tecnologia, Percepção, Afinação, Arte Sonora, Paisagem SonoraResumo
Este estudo mostra a indissociabilidade entre o ruído e as condições materiais de sua produção. Primeiramente, sugere-se que a percepção do ruído é coetânea à aquisição das capacidades da linguagem e da música. A seguir, discute-se o impacto do cenário industrial moderno na paisagem sonora e sua influência na percepção dos ruídos. Após isso, indica-se que questões de temperamento e afinação musical, que surgem para evitar sons indesejados – ruídos -, são indissociáveis da materialidade subjacente ao contexto acústico. Assim que condições materiais e perceptuais permitiram a integração do ruído na música ou a sua utilização em artes sonoras não-musicais, o ruído passa a adquirir uma significação distinta daquela subdeterminada pela linguagem e pela música. Evidencia-se assim a diversidade de modos em que o ruído foi considerado, razão pela qual torna-se imperioso examiná-lo à luz de condições materiais e perceptivas.
Downloads
Referências
BALLARD, Susan. Information, Noise, et al. In: NUNES, Mark (Org.). Error: Glitch, Noise, and Jam in New Media Cultures. Londres: Continuum, 2011, p. 59-79.
BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften V.I. Ed. Rolf Tiedemann & Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.
BERG, Richard E.; STORK, David G. The Physics of Sound. São Francisco: Pearson, 2005.
CASTANHEIRA, José Cláudio Siqueira. The Matter of Numbers: Sound Technologies and the Experience of Noise According to Analog and Digital Models. In: GODDARD, M.; HALLIGAN, Benjamin & HEGARTY, Paul. Reverberations: The Philosophy, Aesthetics and Politics of Noise. New York: Continuum, 2012, p. 84-97.
CAMPESATO, Lílian. Dialética do Ruído [Noise Dialectics] In: RAY, Sonia. XX Congresso da ANPPOM: A Pesquisa em Música no século 21: trajetórias e perspectivas. Florianópolis: Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010, p. 1389-1393. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf Acesso em 01/06/2025.
CAMPESATO, Lílian. Centros e contornos: mudança e instabilidade na música atual. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Vitória: Anais do XXV Congresso da ANPPOM, 2015. Disponível em: https://anppom.org.br/congressos/anais/v25/. Acesso em 01/06/2025.
CAMPESATO, Lílian. Out of the Mainstream: Noise and Otherness in the Work of Marie Carangi, Paula Garcia, and Sofia Caesar. In: CHAVES, Rui & IAZZETTA, Fernando. Making it Heard: a history of Brazilian Sound Art. New York: Bloomsbury, 2019, p. 189-210.
COX, Christoph. Sonic Flux: Sound, Art, and Metaphysics. Chicago: University of Chicago Press, 2018.
DESHAYS, Daniel. Sound and gesture. In: ARAMAKI, Mitsuko et al (Org.). Sound, Music, and Motion. Cham: Springer, 2014, p. 483-493.
GERLOFF, Felix; SCHWESINGER, Sebastian. What Does it Mean to Think Sonically? Contours of Noise as a Sonic Figure of Thought. In: DIJK; Nathanja van. et al (Org.). Navigating Noise. Berlin: Walther König, 2017, p. 168-190.
GODDARD, M.; HALLIGAN, Benjamin & HEGARTY, Paul. Introduction. In: Reverberations: The Philosophy, Aesthetics and Politics of Noise. New York: Continuum, 2012, p. 1-11.
GOLDSMITH, Mike. Discord: The History of Noise. Oxford: Oxford University Press, 2012.
HAINGES, Greg. Noise Matters: Towards an Ontology of Noise. Nova York: Bloomsbury, 2013.
HEGARTY, Paul. The Empty Signal. Noisy Channels and Noise Music. In: DIJK; Nathanja van. et al (Org.). Navigating Noise. Berlin: Walther König, 2017, p. 244-266.
IAZZETTA, Fernando. A música, o corpo e as máquinas. OPUS, Rio de Janeiro, v. 4, n. 4, ago. 1997, p. 27-44.
IHDE, Don. Technics and Praxis. Boston: D. Reidel Publishing, 1979.
KANE, Brian. Sound Studies without Auditory Culture: A Critique of the Ontological Turn. Sound Studies, v. 1, n. 1, 2015, p. 2-21.
KITTLER, Friedrich. Gramophone, Film, Typewriter. Trad. Geoffrey Winthrop-Young e Michael Wutz. Stanford: Stanford University Press, 1999.
KIRKEGAARD, Jacob. 4 Rooms. Londres: Touch, 2006. 1 CD.
KIRKEGAARD, Jacob. Jacob Kirkegaard. In: MCFADDEN, Sarah (Org.). Soundings: A Contemporary Score. Nova York: MUMA, 2013.
LEROI-GOURHAN, André. Le geste et la parole: technique et langage. Paris: Albin Michel, 1964.
LISTA, Giovanni. Le futurism: textes et manifestes. Ceyzérieu: Champs Vallons, 2015.
MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge: MIT Press, 1994.
MENEZES, Flo. A Inversão das Distâncias – do Som do Corpo ao Corpo do Som. Revista Música Hodie, Goiânia, v.14, n.1, p. 39-48, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 2001.
PERLOFF, Marjorie. The Futurist Moment: Avant-Garde, Avant Guerre, and the Language of Rupture. Chicago: University of Chicago Press, 1986.
RUSSOLO, Luigi. L’arte dei rumori. Milão: Edizioni futuriste di “Poesia”, 1916.
SCHAFER, R. Murray. Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Nova York: Knopf, 1977.
SCHANNON, Claude E. The Mathematical Theory of Communication. In: SCHANNON, C. E. & WEAVER, W. The Mathematical Theory of Communication. Urbana: Indiana University Press, 1964, p. 29-125.
SERRES, Michel. Genesis. Trad. Geneviève James e James Nielson. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1995.
SIMONDON, Gilbert. Sur la technique (1953-1983). Paris: Presses Universitaires de France, 2014.
SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998.
STERNE, Jonathan. MP3: The Meaning of a Format. Durham: Duke University Press, 2012.
STIEGLER, Bernard. La technique et le temps [les trois tomes] suivi de Le nouveau conflit des facultés et des fonctions dans l'Anthropocène. Paris: Fayard, 2018.
THE ORCHESTRA OF FUTURIST NOISE INTONERS. Direção de Luciano Chessa. Vários artistas. Bruxelas: Sub Rosa, 2013. 2 x Vinil.
TOMLINSON, Gary. A Million Years of Music: The Emergence of Human Modernity. Nova York: Zone Books, 2015.
WEAVER, Warren. Recent Contributions to the Mathematical Theory of Communication. In: SCHANNON, C. E. & WEAVER, W. The Mathematical Theory of Communication. Urbana: Indiana University Press, 1964, p. 1-28.
WIENER, Norbert. Cybernetics: Or Control and Communication in the Animal and the Machine. Cambridge: MIT Press, 2019.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história da música. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberto Wu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.