Chamada Geral e Dossiê “Rock”

2022-05-19

Chamada completa para Dossiê “Rock”: [PDF]

Juan Pablo González (2014, p. 46,) aponta que o rock é um dos sete gêneros musicais mais abordados na bibliografia sobre música popular. São numerosos os estudos que se debruçam sobre suas manifestações na América Latina, desde sua incursão no território a partir da década de 1950 até sua hibridação no contexto do pós-1990. Contudo, são poucos os periódicos acadêmicos dedicados exclusivamente ao tema, o que evidencia certa resistência que o gênero ainda encontra no domínio dos estudos musicais nesse continente. Ainda de acordo com González, um dos motivos desse fenômeno é a aparente necessidade de um requisito fundamental para que a musicologia latino-americana se interesse pelo tema: a existência de um rock de identidade nacional. Entretanto, o rock como manifestação social mais ampla pareceu sempre se esquivar da imagem de um movimento homogêneo, mostrando ser um dos gêneros mais controversos e paradoxais do século XX. Sua trajetória bem sucedida dentro da indústria cultural, alinhavada às exigências de um mercado cada vez mais racionalizado e hostil aos artistas, não impediu que em muitos casos ele continuasse a cumprir um papel de crítica e resistência frente aos valores do status quo. É nesse sentido que o álbum Sgt. Pepper’s lonely hearts club band - da banda inglesa The Beatles - que completa seus 55 anos de existência em 2022, representa um marco na história do gênero, “um álbum em que se esfumaçaram os limites entre a chamada cultura erudita e cultura de massa, entre o Oriente e o Ocidente, entre a música popular e a música de vanguarda, criando assim um tipo de arte pop – onde esse ‘pop’ não deve ser entendido como oposto ao culto e sinônimo de massificação, mas sim como um mosaico” (FENERICH, MARQUIONI, 2008, p. 3). O disco obteve uma estrondosa repercussão, se tornando uma referência artística (tanto no plano sonoro quanto visual) para diversos artistas/grupos e movimentos musicais ao redor do mundo. Tomando estas premissas como impulsionadoras do debate, esse dossiê convida pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas a submeterem trabalhos que tratem das mais variadas temáticas em torno do gênero. Serão bem-vindas abordagens históricas, culturais, filosóficas, musicológicas, literárias, etnográficas e sociológicas que abordem o rock em suas mais diversas manifestações: sua produção, circulação e consumo; sua relação com gravadoras e com a indústria fonográfica; suas apropriações e hibridações; suas representações ideológicas, comportamentais e discursivas; suas relações com os contextos pós-nacionais e pós-modernos; suas problemáticas textuais, performativas e sonoras bem como suas manifestações na atualidade e a medida que estas contribuem (ou não) para responder às demandas do mundo contemporâneo.

References

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Pensar la música desde América Latina. Problemas e interrogantes. Ediciones Universidad Alberto Hurtado. Santiago de Chile. 2014.

FENERICH, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Pepper’s Lonely hearts club band: uma colagem de sons e imagens. Revista de História e Estudos Culturais. Janeiro/Fevereiro/Março, vol.5 Ano V, n°1, 2008.