Le Rossiniane op.121 (n.3) para violão de Mauro Giuliani: considerações sobre a construção da performance
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7070Palabras clave:
Rossinianas de Mauro Giuliani, Performance ao violão, Preparação para a performanceResumen
Nossa pesquisa, cujo resultado é publicado aqui através de gravação áudio-visual e resumo do processo de preparação, situa-se na linha Música e Processos Criativos – performance. Teve como objetivo a preparação de uma obra específica – Le Rossiniane Op.121 (n.3) de Mauro Giuliani (1781-1829) – fundamentada em questões técnicas e estilísticas, baseadas sobretudo em Fernandez (2000), Brown (2002) e Zangari (2013). Teve como base metodológica as frentes bibliográfica, analítica e exploratória / autoetnografica. Para além do resultado artístico, desenvolveu reflexões a respeito de meios de abordagem de problemas específicos desse repertório desafiador no âmbito da técnica e do estilo de interpretação.
Vídeo: <https://youtu.be/ni2DcTB81Lc> e <https://youtu.be/vLk9_vNxlvQ>.
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Citas
BROWN, Clive. Classical & Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford University Press: Oxford, 2002.
FERNÁNDEZ. Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje, una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: Art Ediciones, 2000.
JEFFERY, Brian. Mauro Giuliani: Le Rossiniane Opus Numbers 119 – 124 for Solo Guitar. Tecla Editions: London, 2002.
OROSCO, Maurício Tadeu dos Santos. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. Universidade de São Paulo (Tese – doutorado): São Paulo, 2013.
ZANGARI, Giuseppe. Mauro Giuliani (1781-1829): instrumental and vocal style in Le Sei Rossiniane. University of Sydney (Tese – doutorado): Sydney, 2013.
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