A carnavalização como “inventio”: um estudo de caso no contexto da pesquisa artística

Visualizações: 192

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.6796

Palabras clave:

Pesquisa artística, Carnavalização, Composição, Retórica musical, Invenção

Resumen

Este texto aborda a carnavalização como maneira de elaboração poética na invenção e composição de obras musicais. Tanto na invenção harmônica, melódica, rítmica, texturais, timbrísticas ou de letras, quanto no desenvolvimento e enfrentamento da pesquisa artística.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alvanir Poster de Ávila, Universidade do Estado de Santa Catarina

Alvanir Poster de Ávila é Mestre em Música pela UDESC em Processos Criativos. Graduado em Licenciatura em Música pela UDESC. É compositor, letrista, arranjador, músico do Grupo Cesto Empírico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1264-1951. E-mail: aposterom@gmail.com

Luiz Henrique Fiaminghi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Luiz Henrique Fiaminghi – Professor Associado da UDESC nas áreas de Percepção Musical, Musicologia, Etnomusicologia e Processos Criativos. É bacharel em composição e regência pela UNICAMP/SP. Como bolsista do CNPq especializou-se em violino barroco na Holanda. É Doutor em Música pela UNICAMP, com tese sobre a rabeca e José E. Gramani. É rabequista, arranjador e diretor musical do grupo ANIMA. Coordena o projeto “A Vez e a Voz da Rabeca” do grupo de pesquisa MusiCS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3277-5738. E-mail: lhfiaminghi@yahoo.com.br

Citas

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.

ANDRADE, Oswald de. Do pau-brasil à antropofagia e às utopias: manifestos, teses de concursos e ensaios. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, Jose Luiz. Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin, São Paulo: USP, 2003 (Páginas 1 – 9).

BORGDORFF, Henk. The Conflict of the Faculties – Perspectives on Artistic Research and Academia. Leiden University, 2012.

FAVARETTO, Celso. Tropicália alegoria alegria. 3ª Ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2000.

HANSEN, João Adolfo. Instituição retórica, técnica retórica, discurso. Revista Matraga v. 20, n. 33. Rio de Janeiro, 2013.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva: Instituto Antônio Houaiss, 2004.

LÓPEZ-CANO, Rubén López. Música y retórica en el Barroco. Mexico: Universidad Nacional Autonóma de México, 2000.

LÓPEZ CANO, Rubén. 2015. Pesquisa artística, conhecimento musical e a crise da comtemporaneidade. Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Arte ABRACE, ANPAP e ANPPOM em parceria com UFRN v. 2, n. 1, 2015, p. 69-74.

LÓPEZ-CANO, R.; SAN-CRISTÓBAL, U. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona: ESMUC, 2014.

NOGUEIRA, Marcos. Uma teoria cognitiva do efeito estético musical. Revista Brasileira de Música v. 28, nº 8. Rio de Janeiro, 2015.

SANT'ANNA, Affonso Romano de. Parodia, paráfrase & Cia/ Affonso Romano de Sant'Anna. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1995.

VANDENBOS, Gary R. (Org.); Dicionário de psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

Poster de Ávila, A., & Henrique Fiaminghi, L. (2022). A carnavalização como “inventio”: um estudo de caso no contexto da pesquisa artística. Revista Vórtex, 10(3), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.6796

Métrica