Espectromorfologia e Processos de Estruturação
Visualizações: 331DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.19Palabras clave:
Espectromorfologia, Tipos de movimento, Processos de estruturação, Espaço,Resumen
Espectromorfologia refere-se às maneiras pelas quais espectros de frequência são moldados ao longo do tempo. As respostas dos ouvintes a sons e música derivam de respostas psicológicas à identidade energética, ao comportamento e à organização dos tipos de som nos contextos das estruturas sonoras. Arquétipos instrumentais são uma útil base de referência inicial, a partir da qual uma variedade mais ampla de modelos morfológicos e combinações pode ser elaborada. Isso leva a uma discussão sobre tipos de movimento, que, na mente ouvinte, podem estar ligados à experiência real ou imaginária. O movimento é expresso através de tendências orientadas a metas, de contornos externos (evocando, a noção de gesto), ou através de comportamentos texturais internos. A formação e o movimento dos arquétipos espectromorfológicos fornecem modelos para a definição de funções estruturais e processos de estruturação: interpretamos a importância das ações combinadas dos participantes estruturais à medida que ouvimos por períodos mais ou menos prolongados. Finalmente, são discutidos os aspectos espaciais da espectromorfologia e a influência do ambiente de escuta.
Descargas
Citas
BOULEZ, Pierre. [Texto de encarte]. In: Le temps musical 1. Paris: Radio France/IRCAM, 1978. Fita cassete.
CHION, Michel. Guide des objets sonores. Paris: Buchet Chastel/INA GRM, 1983.
GEORGIADES, Thrysabulos. Music and Language: The Rise of Western Music as Exemplified in Settings of the Mass. GÖLLNER, Marie Louise (trad). Cambridge: University Press, 1982.
HARVEY, Jonathan. Reflection after Composition. Contemporary Music Review, United Kingdom, Vol. I, N°1, p. 83-86, 1984.
HEIKINHEIMO, Seppo. The Electronic Music of Karlheinz Stockhausen. Helsinki: Suomen Musiikkitieteelinen Seura, 1972
SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux. Paris: EÌditions du Seiul, 1966.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Denis Smalley, Germán E. Gras, Thaís Amorim Aragão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.