Técnicas estendidas para a voz - A vocalidade contemporânea nas obras de Cage, Berio, Ligeti e Schoenberg
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https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2403Resumen
É sob o experimentalismo musical da segunda metade do século XX, que se consolidam as Técnicas Estendidas. Para Padovani e Ferraz (2012), tais técnicas são recursos não usuais dentro de um contexto histórico, que surgem da exploração dos sons dos instrumentos. No entanto, no que tange aÌ€ voz, a revisão da bibliografia levantada sobre o assunto apontou divergências conceituais Mabry (2009), Mendes (2010), Valente (2010) Mabry (2009), Mendes (2010), Valente (2010). Para uma melhor compreensão sobre o tema, fez-se uma revisão de partituras e bulas de peças significativas de compositores como Berio, Ligeti, Schoenberg, e John Cage. O objetivo foi investigar os recursos vocais por eles requisitados. Foram catalogados distintos gestos que podem ser considerados técnicas estendidas para a voz: Gritos; sussurros; sorrisos; balbucios; voz falada; voz narrada; voz sussurrada; morphings; dentre várias outras maneiras de emissão vocal. Definitivamente, o cantar na contemporaneidade vai além da dimensão melódica.
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