O comércio musical em livrarias, armazéns de variedades e lojas especializadas no Brasil Oitocentista (1808-1822)

Visualizações: 88

Autores/as

  • Humberto Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro Fundação Biblioteca Nacional

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2148

Resumen

O artigo pauta três categorias de comércio musical praticadas nas primeiras décadas do século XIX (1808-1822) no Rio de Janeiro e em Salvador: 1) Livrarias; 2) Lojas de variedades; 3) Lojas musicais. O recorte temporal é dado por dois eventos que marcam irremediavelmente a dinâmica sociocultural brasileira: a chegada da Famí­lia Real portuguesa e a subsequente criação da Imprensa Régia (1808) e a Proclamação da Independência (1822). O objetivo é o de identificar e distinguir cada uma das categorias mencionadas, identificando, com isso, possí­veis caracterí­sticas do comércio musical brasileiro do perí­odo. Para tanto, são apresentados e analisados 58 anúncios (parte dos quais inéditos) retirados dos pioneiros periódicos Gazeta do Rio de Janeiro e Idade d'Ouro, cujos conteúdos são cruzados com alguns dos dados disponí­veis na bibliografia brasileira sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro Fundação Biblioteca Nacional

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007 e Pesquisador-residente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) no interstí­cio 2015-2017. Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical, além de ter obtido o Máster em violão clássico pela Universidade de Alicante (ESP). Já realizou concertos, palestras e lançamentos em 13 paí­ses e publicou um DVD e dois livros pela Academia Brasileira de Música: Tacuchian por Humberto Amorim (2015), Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último considerado pela crí­tica "a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil" (Revista Violão Pro, 2009), "um estudo minucioso" (Revista Concerto, 2010) e "leitura obrigatória para quem quiser entender a obra do compositor para o instrumento" (Jornal da AV-Rio, 2010). E-mail: humberto-amorim@hotmail.com

Citas

AMORIM, Humberto. Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista: (1808-1821): anúncios particulares, leilões e rifas. Revista Vórtex, Curitiba, v. 5, n. 1, 2017, p. 1-22. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2148

CARDOSO, Lino de Almeida. O Som e o Soberano: uma história da depressão musical carioca pós-Abdicação (1831-1843) e de seus antecedentes. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em História Social. São Paulo, 2006.

CARVALHO, Amanda Lima dos Santos. O Rio de Janeiro a partir da chegada da Corte Portuguesa: Planos, Intenções e Intervenções no século XIX. In: PEIXOTO, Elane Ribeiro; DERNTL, Maria Fernanda; PALAZZO, Pedro Paulo; TREVISAN, Ricardo (Orgs.) Tempos e escalas da cidade e do urbanismo: Anais do XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Brasí­lia, DF: Universidade de Brasí­lia- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014. Disponí­vel em: < http://www.shcu2014.com.br/content/rio-janeiro-partir-da-chegada-da-corte-portuguesa-planos-intencoes-e-intervencoes-no-seculo >

FRIDMAN, Fania. Judeus-franceses no Rio de Janeiro do Século XIX. In: DE LUCA, Tania Regina; VIDA, Laurent (orgs.). Franceses no Brasil: séculos XIX-XX. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 175-190.

GERSON, Brasil. História das Ruas do Rio, 5ª Ed. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 2000.

PALMIERI, Robert. Piano: An Encyclopedia. 2ª ed. Routledge: New York and London, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203427026

PEREIRA, Mayra C. O comércio de instrumentos musicais no Rio de Janeiro no iní­cio do século XIX: um olhar através dos anúncios de jornais. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, n. 2, 2012. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, 2012.

_____. A Circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro – do perí­odo colonial ao final do primeiro reinado. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes. Rio de Janeiro, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O sol do Brasil: Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Periódicos (58 anúncios)

DIíRIO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 20 mar. 1828, p. 1

GAZETA DO RIO DE JANEIRO, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 01, 01 jan. 1812a, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 48, 13 jun. 1812b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 17, 26 fev. 1812c, p. 4.

_____, Ed. Extraordinária, Rio de Janeiro, 06 abr. 1812d, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 11, 06 fev. 1813, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 65, 13 ago. 1814a, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 71, 03 set. 1814b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 93, 19 nov. 1814c, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 95, 26 nov. 1814d, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 62, 05 ago. 1815, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 91, 13 nov. 1816a, p. 4.

_____, Rio de janeiro, Ed. 85, 23 out. 1816b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 32, 20 abr. 1816c, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 91, 13 nov. 1816d, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 10, 01 fev. 1817a, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 07, 22 jan. 1817b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 25, 26 mar. 1817c, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 08, 25 jan. 1817d, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 32, 19 abri. 1817e, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 24, 22 mar. 1817f, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 10, 01 fev. 1817g, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 22, 15 mar. 1817h, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 86, 25 out. 1817i, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 98, 06 dez. 1817j, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 87, 31 out. 1818a, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 46, 10 jun. 1818b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 73, 12 set. 1818c, p. 4.

_____, Rio de Janeiro, Ed. 81, 10 out. 1818d, p. 5-6.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 84, 21 out. 1818e, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, 29 mai. 1819a, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 12, 10 fev. 1819b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 70, 01 set. 1819c, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 55, 10 jul. 1819d, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 92, 17 nov. 1819e, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 43, 27 mai. 1820a, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 82, 11-10-1820b, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 86, 25 out. 1820c, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 03, 08 jan. 1820d, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 76, 20 set. 1820e, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 55, 08 jul. 1820f, p. 4.

_____, Avisos, Rio de Janeiro, Ed. 28, 07 abri. 1821, p. 4.

IDADE D"™OURO, Avisos, Bahia, Ed. 50, 06 dez. 1811a, p. 4.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 02, 17 mai. 1811b, p. 4.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 06, 21 jan. 1812, p. 8.

_____, Bahia, 05 ago. 1814, p. 2-3.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 67, 20 ago. 1816a, p. 4.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 100, 12 dez. 1816b, p. 4.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 03, 10 jan. 1817a, p. 4.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 38, 16 mai. 1817b, p. 4.

_____, Bahia, Ed. 54, 07 jul. 1818a, p. 5-7.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 86, 30 out. 1818b, p. 4.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 81, 06 out. 1818c, p. 5.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 53, 03 jul. 1818d, p. 4

_____, Avisos, Bahia, Ed. 52, 29 jun. 1819a, p. 5.

_____, Avisos, Bahia, Ed. 17, 26 fev. 1819b, p. 4.

_____, Bahia, Ed. 91, 11 nov. 1822, p. 3-4.

JORNAL DO COMMERCIO, Rio de Janeiro, Ed. 391, 19 jan. 1829, p. 2.

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Amorim, H. (2017). O comércio musical em livrarias, armazéns de variedades e lojas especializadas no Brasil Oitocentista (1808-1822). Revista Vórtex, 5(2), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2148

Métrica