Lugar de fala, lugar de escuta: Criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artí­stica e com as epistemologias feministas

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Autores/as

  • Isabel Porto Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2141

Resumen

Este artigo pretende oferecer uma reflexão sobre lugar de fala como lugar de escuta, discutindo a voz como representatividade e como material sonoro, a partir das epistemologias feministas. Através da discussão sobre a escuta relacionada com lugar, busco observar sua constituição por processos de subjetividade e significação. Apresentando a imbricação destas reflexões no processo de pesquisa artí­stica de três trabalhos fonográficos, busco evidenciar as diferentes possibilidades da performance em relação com a criação sonora na construção de identidades nômades e territórios hí­bridos.

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Biografía del autor/a

Isabel Porto Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Musicóloga, criadora e performer, doutora em musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2001) e Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil (1993). Professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora e orientadora dos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado em Música (UFRGS), e Mestrado e Doutorado em Memoria Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas). Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS). Desenvolve projetos de pesquisa sobre música e gênero, performance e criação sonora. Participa do Coletivo Medula de Experimentos Sonoros (RS) e tem o duo StranaLektiri, com a artista sonora Leandra Lambert (RJ). E-mail: isabel.isabelnogueira@gmail.com

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Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Nogueira, I. P. (2017). Lugar de fala, lugar de escuta: Criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artí­stica e com as epistemologias feministas. Revista Vórtex, 5(2), 1–20. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2141

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