As mulheres na História da Música, em livros didáticos e na formação de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9914

Palavras-chave:

Androcentrismo, Manuais didáticos, Feminismos, Interseccionalidade, Currículo

Resumo

Este artigo oferece uma revisão bibliográfica acerca da reprodução do androcentrismo na educação musical, verificado em obras de História da Música utilizadas em cursos de formação docente e em manuais didáticos de Arte (Grout e Palisca, 2007; Carpeaux, 1984; Griffiths, 1987; Kiefer, 1997; Ferrari et al., 2018).  Uma concepção feminista e os conceitos de habitus, androcentrismo, interseccionalidade, e de livros como artefatos ideológicos são centrais para compreender a necessidade de ampliação da representatividade de mulheres no currículo da educação musical. Na primeira parte, abordamos os referidos conceitos e o aporte teórico feminista. No segundo tópico, apresentamos os antecedentes das pesquisas dedicadas à análise crítica de manuais didáticos contemplando critérios interseccionais. Na terceira parte, temos os resultados da análise quali-quantitativa dos livros do cânone musical, e recomendamos que a inclusão delas por meio de redefinições curriculares pode ser feita por docentes em todos os níveis educacionais.

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Biografia do Autor

Andréia Schach Fey, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Música na UFPR (Universidade Federal do Paraná), orientada pelo Prof. Dr. Guilherme G. B. Romanelli; mestra em Educação pela UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro Oeste) e licenciada em Música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Atua no ensino de música (canto e piano) e é professora de Arte do quadro próprio do magistério da SEED (Secretaria da Educação e do Esporte) no Estado do Paraná.

Guilherme Gabriel Ballande Romanelli, Universidade Federal do Paraná

Guilherme Gabriel Ballande Romanelli é professor e músico, com graduação em Educação Artística/Música (FAP, 1997), mestrado (2000) e doutorado em Educação (UFPR, 2009). Atua como docente na UFPR nos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Música e nos programas de pós-graduação em Música e Educação. Dedica-se a pesquisas sobre manualística (estudo dos livros e manuais didáticos), educação musical, musicalização infantil, formação de professores, valorização da música popular e construção de instrumentos. Na área musical sua experiência se concentra em orquestras sinfônicas, música de câmara, recitais e gravações, no violino, viola e rabeca.

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Publicado

19.08.2025

Como Citar

Schach Fey, A., & Romanelli, G. (2025). As mulheres na História da Música, em livros didáticos e na formação de docentes. Revista Vórtex, 13, 1–25. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9914

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”