Mulheres na percussão: uma investigação de compositoras e obras na América Latina e Caribe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9887

Palavras-chave:

Mulheres compositoras, Percussão orquestral, Historiografia musical, Colonialidade, Relações de gênero

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que realizou um levantamento de obras para percussão orquestral solo de mulheres latino-americanas e caribenhas. Além de inventariar, localizar e catalogar as obras, refletimos sobre a invisibilidade e ausência de compositoras mulheres no repertório canônico da música de concerto. Almejamos facilitar o acesso às obras das compositoras latino-americanas e caribenhas e contribuir para a superação da desigualdade de gênero na área de Música. A pesquisa é qualitativa e sua metodologia é exploratória, recorrendo a diversas fontes como acervos digitais, periódicos, bibliotecas e contato direto com compositoras, editoras e percussionistas. O trabalho dialoga com a literatura sobre música e mulheres, deparando-se, a partir disso, com duas questões: a invisibilidade das mulheres como compositoras na história da música e as dificuldades enfrentadas por mulheres nas práticas musicais, especificamente na área de percussão.

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Biografia do Autor

Juliane Larsen, Universidade Federal do Paraná

Juliane Larsen é bacharel em piano pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Mestre em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (2010). Doutora em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (2018) com doutorado sanduíche realizado na Universidade de Roma - La Sapienza (2015/16). Em 2011 ingressou como docente do magistério superior na Universidade Federal da Integração Latino-americana. Desde 2022 atua na graduação em Música da Universidade Federal do Paraná. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná, onde ministra a disciplina “Estudos de gênero e feminismo na pesquisa em Música”. Orienta pesquisas de mestrado que envolvam música, gênero e feminismos ou música e decolonialidade. Tem interesse nas áreas de Música, gênero e feminismo; Música e decolonialidade; Historiografia musical; História da música latino-americana e caribenha, História da música dos séculos XVIII e XIX, Teoria e Análise musical.

Camila C. Cardoso, Universidade Federal do Paraná

Camila Cristina Cardoso é bacharel em percussão orquestral pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UNESPAR), percussionista credenciada da Orquestra Sinfônica do Paraná e monitora do naipe de percussão da Orquestra Infantil Alegro, atua profissionalmente no âmbito erudito e popular. Mestranda em música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), destina sua pesquisa ao levantamento de composições solo para percussão orquestral escritas por mulheres latino-americanas e caribenhas e às reflexões sobre música e gênero a partir da perspectiva do feminismo decolonial.

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Publicado

20.08.2025

Como Citar

Larsen, J., & Cardoso, C. (2025). Mulheres na percussão: uma investigação de compositoras e obras na América Latina e Caribe. Revista Vórtex, 13, 1–34. https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9887

Edição

Seção

Dossiê “Música e Mulheres”