Silêncios, paisagens e objetos sonoros do filme Vidas Secas - Reflexões sobre técnica e poética na construção audiovisual
Visualizações: 175DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2404Abstract
Esse artigo apresenta uma proposta de interpretação para a concepção de som do filme Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos. Busco abordar o trabalho de construção do som do filme, acompanhando como suas paisagens sonoras, silêncios e objetos sonoros constituem as relações entre os personagens e seus estados de espírito, articulando constelações de imagens ligadas à aspereza, ao sertão, a terra, ao trabalho de boiadeiro, à escassez e rudeza de sua vida. Busco também refletir criticamente sobre as noções de paisagem e objeto sonoro sem, contudo, descartar a relevância dessas noções para a abordagem do audiovisual.
Downloads
References
ALVIM, Luíza Beatriz. Paisagens sonoras de Robert Bresson: uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer. Ciberlegenda, Niterói, v. 1, n. 24, p. 62- 72, 2011. Disponível em: <http://www.ciberlegenda.uff.br>. Acesso em: 02/11/2017. DOI: https://doi.org/10.22409/c-legenda.v1i24.26203
ANTUNES, Jorge. O silêncio. Opus, Goiânia, no 6, p. 1-9, outubro de 1999. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/65/51>. Acesso em: 02/11/2017.
ARAÚJO, Jurema. Entre silêncios e movências: narrativas do nordeste brasileiro em Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos. Desenredos, Teresina, ano IV, n. 22, p. 1-11, dezembro de 2014. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/22-artigo-Jurema-VidasSecas.pdf>. Acesso em: 02/11/2017.
ATTALI, Jacques. Noise: the political economy of music. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 2003.
AUGUSTO, Isabel Regina. Neo-realismo e Cinema Novo: a influência do neo-realismo italiano na cinematografia brasileira dos anos 1960. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.31, n.2, p. 139-163, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom>. Acesso em: 02/11/2017.
AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Cinemateca Brasileira; Companhia das Letras, 1989.
BURCH, Noël. Praxis do Cinema. Lisoa: Estampa, 1973.
CAESAR, Rodolfo. Prefácio. In: FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume,
p. 13-15.
CAGE, John. Silence: lectures and writings by John Cage. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1961.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos. A formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera ; Fapesp, 2003.
CHION, Michel. L'audio-vision : son et image au cinéma. 2a ed. Lassay-les-Chateaux : Nathan, 2004.
COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
DELEUZE, Gilles. Cinéma 1: l'image mouvement. Paris: Minuit, 1983.
DURAND, Gilbert. Les structures anthropologiques de l'imaginaire: introduction à l'archétypologie générale. 11a ed. Paris: Dunod, 1992.
FABRIS, Mariarosaria. A questão realista no cinema brasileiro: aportes neo-realistas. Alceu, Rio de janeiro, v.8, n.15 - p. 82 - 94 - jul./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaalceu.com.puc- rio.br/media/Alceu_n15_Fabris.pdf>. Acesso em: 03/11/2017.
______.Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
FLOÌ‚RES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.
GARCIA, Demian. O som no cinema e a música concreta. Revista Científica/ FAP, Curitiba, v. 10, p. 135 – 146, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Resumo_DemianGarcia_Cientifica_v10.pdf>. Acesso em: 03/11/2017.
GORBMAN, Claudia. Unheard melodies: narrative film music. Londres: BFI Publishing; Indiana University Press; Bloomington & Indianapolis, 1987.
GUERRINI JÚNIOR, IRINEU. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
INGOLD, Tim. Against Soundscape. In: CARLYLE, Angus (Ed.). Autumn leaves: sound and the environment in artistic practice. Paris: Double Entendre, 2007. p. 10-13.
JACQUES, Tatyana de Alencar. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
LABELLE, Brandon. Acoustic territoires: Sound, culture and everyday life. Londres; Nova Deli; Nova York; Sydney: Bloomsbury, 2010.
LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford; Nova York: Oxford University Press, 2007.
LEVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras,
OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves; TOFFOLO, Rael Bertarelli Gimenes. Princípios de fenomenologia para a composição de paisagens sonoras. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 98-112, jun. 2008. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista>. Acesso em: 03/11/2017.
OLIVEIRA, Juliano de; SOUZA, Rodolfo Coelho de. O uso da música eletroacústica no cinema durante a primeira metade do século XX: exemplificado no caso de O Planeta Proibido (1956). Música Hodie, Goiânia, v.14, n.1, p. 122-136, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/32929/17482>. Acesso em: 03/11/2017 DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32929
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 63a ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1992. . Memórias do Cárcere. 44a Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
ROCHA, Adriano Medeiros da. A busca de sons ao redor: uma análise fílmica auditiva. Revista de Audiovisual Sala 206, Vitória, n. 3, p. 1-15, dez/2013. Disponível em: <http://repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6187/1/ARTIGO_BuscaSonsRedor.pdf>. Acesso em: 03/11/2017.
SADIER, Darlene J. Nelson Pereira dos Santos. Campinas: Papirus, 2012.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1987.
SANTOS, Fátima Carneiro dos. Por uma escuta nômade: a música dos sons da rua. São Paulo: EDUC, 2002.
SANTOS, Nelson Pereira dos. Nelson Pereira dos Santos: resistência e esperança de um cinema. Entrevista concedida a Paulo Roberto Ramos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 59, n. 21, p. 323- 352, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142007000100026>. Acesso em: 03/11/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142007000100026
______. Entrevista com Nelson Pereira dos Santos. In: GUERRINI JÚNIOR, Irineu. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009. p. 217-222.
______. Entrevista a Gerald O'Grady (1995). In: SADIER, Darlene J. Nelson Pereira dos Santos. Campinas: Papirus, 2012. p. 131-149.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais. México: Alianza Editorial, 1988. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
______. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Duke University Press: Londres, Durham, 2003. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822384250
VASCONCELOS NETO, Augusto. Estética da ausência em Vidas Secas (BRA, 1963): linguagem, mídia e cultura. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Comunicação. Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo da Universidade de Marília. Marília, 2007.
VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. 3a. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1993.
XAVIER, Ismail. Prefácio. In: ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac &
Naify, 2003. p. 7-31.
FILMES
A Terceira Margem do Rio. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro; Paracatu: Regina Filmes Ltda, 1993. DVD, 96min, sonoro, colorido.
Azyllo Muito Louco. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Parati: Nelson Pereira dos Santos Produções Cinematográficas, 1970. DVD, 100min, sonoro, colorido.
Geraldo José: o som sem barreira. SAMPAIO, André (Dir.). Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, 2003. Imagem digital, 53min, sonoro, colorido. Disponível em: https://vimeo.com/126390898. Acesso em: 26 out. 2016.
Jubiabá. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes; S.F.P. - Societé Française de Production, 1987. DVD, 100 min, sonoro, colorido.
Mandacaru Vermelho. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes Ltda, 1961. DVD, 80min, sonoro, preto e branco.
Memórias do Cárcere. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Produções Cinematográficas L. C. Barreto; Regina Filmes, 1984. DVD, 173min, sonoro, colorido.
O Amuleto de Ogum. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes Ltda.;
Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A, 1974. DVD, 112min, sonoro, colorido.
Tenda dos Milagres. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes, 1977. DVD,
min, sonoro, colorido.
Vidas Secas. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Herbert Richards, 1963. DVD, 103min, sonoro, preto e branco.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.