Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados
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https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.897Resumo
Investiga-se neste texto como as formas de composição, nos contextos de produção musical sem-terra, são articuladas a constituição de repertórios "engajados" . Pensando suas relações a partir da ideia de uma escuta militante, que ganha corpo com os debates sobre arte encontrados em cursos e publicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Aparecem aqui as confraternizações, os conflitos, as trocas e as diferenças que marcam estes espaços de circulação da música. Repertórios variados, compostos por canções difundidas em assentamentos e acampamentos de todo o território nacional, mais ou menos aderentes à uma produção musical dita militante, que penso como fruto de uma escuta especializada. Reflete-se aqui sobre a elaboração de um repertório, formado em sua base pela "canção igrejeira" e pela paródia, que vem atualizando-se nos diferentes contextos pelos quais o MST passou nestes 30 anos de existência.Downloads
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Publicado
31.12.2015
Como Citar
Moscal, J. dos S. (2015). Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados. Revista Vórtex, 3(2), 178–187. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.2.897
Edição
Seção
Artigos | Dossiê "Som e/ou Música, Violência e Resistência"
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Copyright (c) 2015 Janaina dos Santos Moscal
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