Hipótese da Valseabilidade
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7619Palavras-chave:
Composição, Discurso Musical, Violão ClássicoResumo
Apresentamos uma composição para violão clássico solo. Essa obra é composta por quatro peças em 3/4 que compartilham a mesma harmonia, mas as restrições de composição são diferentes para cada uma delas. O resultado são quatro movimentos distintos de "valsa". A principal contribuição desse trabalho é mostrar que a composição não está enraizada na inspiração, nas emoções ou no talento inato, mas como um processo de aprendizado, crítica e performance. Também é um exemplo do paradoxo da escolha, ou seja, uma pessoa pode ser mais criativa com menos liberdade de escolha. É claro que, nesse ambiente de aprendizado, o trabalho artístico se torna o discurso musical baseado na interação entre o aluno/compositor, o professor e o intérprete.
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SWANWICK, Keith. Teaching music musically. London: Routledge, 1999. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203258156
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Copyright (c) 2023 Angel Tateishi, Amanda Carpenedo, Jean Lopes Baiano
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