DCnet: uma representação espacial de cadeias de dominantes consecutivos

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7122

Palavras-chave:

Antonio Carlos Jobim, Harmonia, Representações espaciais de relações acordais, DCnet, Cadeias de dominantes consecutivos

Resumo

O presente artigo, derivado de uma pesquisa mais ampla, examina detalhada e sistematicamente o emprego de variantes de cadeias de dominantes consecutivos em um corpus de obras compostas por Antonio Carlos Jobim. A elaboração de um modelo teórico formado por um conjunto de premissas, conceitos, tipologias e ferramentas analíticas permite a classificação das variantes e sua plotagem em um esquema gráfico planar original denominado DCnet, no qual retângulos representam acordes de qualidade “dominante com sétima”, dispostos de acordo com três eixos básicos. Tal estratégia evidencia a considerável multiplicidade de alternativas (especialmente aquelas não normativas) presentes no repertório. Estudos futuros derivados da presente proposta estão nos planos, tanto para investigar as razões dessa diversidade, quanto para generalizar o modelo, considerando outros repertórios.

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Biografia do Autor

Carlos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Almada é professor associado da Escola de Música da UFRJ e, desde 2011, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição. Mestre e doutor em Música pela UNIRIO, com pesquisa teórico-analítica referente à Primeira Sinfornia de Câmara op.9 de Schoenberg. Pesquisador com participação em dezenas de congressos nacionais e internacionais e artigos publicados em periódicos científicos. Autor dos livros Arranjo (2001), A Estrutura do Choro (2006), Harmonia Funcional (2009), Contraponto em Música Popular (2013) e Nas Fronteiras da Tonalidade (2016). Membro da Associação Brasileira de Teoria e Análise TeMa. Editor-chefe do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics e líder do grupo de pesquisa MusMat. E-mail: carlosalmada@musica.ufrj.br

Max Kühn, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Max Kühn é carioca, compositor, graduado no curso de composição da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro na classe de Liduino Pitombeira. Atualmente está em fase de conclusão de seu mestrado em processos criativos desenvolvido sob orientação de Carlos Almada no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. Tem diversos trabalhos publicados ligados à musicologia sistemática com ênfase nos campos da modelagem sistêmica e música popular. E-mail: maxkuhn@ufrj.br

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Publicado

26.10.2022

Como Citar

Almada, C., & Kühn, M. (2022). DCnet: uma representação espacial de cadeias de dominantes consecutivos . Revista Vórtex, 10(2), 1–22. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.7122

Edição

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