O Impacto Estético da Loudness War na Discografia do Angra

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6822

Palavras-chave:

Angra, Loudness War, Produção Musical, Mixagem, Masterização

Resumo

O presente trabalho propõe-se a analisar o impacto estético da loudness war na discografia do Angra, averiguando como ela afetou os álbuns da banda (quanto à equalização, compressão e limitação), o reflexo de tais fatores na experiência estética da audição, e a possibilidade de que o Angra tenha incorporado características dela decorrentes à sua proposta estética nos álbuns lançados no período pós-streaming. Em conjunto à audição do material e análise das waveforms, a metodologia, inspirada em Deruty e Tardieu (2014), consiste na mensuração e análise de true peak, RMS, pico a RMS, e loudness dos nove álbuns de estúdio do Angra. Como conclusão, apresentam-se algumas evidências do alinhamento da discografia do Angra à loudness war, com devidas ressalvas, abordando questões psicoacústicas, timbrísticas e estilísticas; e apontam-se indícios de que o Angra incorporou no pós-streaming características estéticas dela decorrentes, especificando quais foram tais características.

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Biografia do Autor

Lucas Antunes Mesquita, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Lucas Antunes Mesquita é Mestre em Música pela UFU (2020) com trabalho focado em produção musical. Possui Licenciatura em Música com habilitação em Violão pela UFU (2017). Atua como músico e produtor musical no Âmbar Estúdio (https://www.instagram.com/ambaraudioestudio) em Uberlândia/MG.

Carlos Roberto Ferreira Menezes Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior é docente adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em música da Universidade Federal de Uberlândia atuando na área de música popular (harmonia, arranjo e história) e na área de música e novas tecnologias. Doutor em música pela ECA/USP na área de processos de criação musical. Mestre na área de inteligência artificial / computação sônica pela UFU (conclusão em julho de 2007). Possui graduação em Bacharelado em Violão e Licenciatura Plena em música pela UFU (2003). Coordenador do laboratório de produção musical da UFU. Fundador e integrante do quarteto vocal VagaMundo, que completa 25 anos de existência em 2022.

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Publicado

29.09.2022

Como Citar

Mesquita, L. A., & Menezes Júnior, C. R. F. (2022). O Impacto Estético da Loudness War na Discografia do Angra. Revista Vórtex, 10(2), 1–35. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6822

Edição

Seção

Dossiê “55 anos de Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”

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