Distinções primordiais entre Canto e Fala a partir de Aristóxeno de Tarento
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https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.3Palavras-chave:
Epistemologia, Teoria musical grega, Prosódia, Canto e Fala, Aristóxeno de Tarento,Resumo
Com base nos tratados musicais de Aristóxeno de Tarento (século IV a. C.), o músico primordial, procura-se compreender como se operacionaliza semanticamente a distinção entre canto e fala, após uma revisão inevitável sobre ritmo, métrica e prosódia. Sobre esses conceitos, procura-se propor uma triagem epistemológica, considerando a música, a poesia e a dança. Do contrário, suscitam-se equívocos semânticos cuja consequência mais nociva seja o esquecimento da poíÄ“sis (ποίησις). Note-se que Aristóxeno estabelece uma teoria inteiramente preocupada com a episteme musical. Essas discussões de teor filosófico-epistemológico desdobram-se a partir do escopo central, qual seja, a diferença entre canto e fala. O ensejo permite comentar também sobre a distinção entre vogais longas e breves na concepção tanto da prosódia das línguas antigas, com destaque ao latim, quanto da prosódia musical, com extensão às línguas modernas, contribuindo, dessa forma, com o ofício do compositor.Downloads
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