A dor de todas as ruas vazias
Visualizações: 92DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.17Palavras-chave:
partitura, música contemporânea portuguesaResumo
A conceção desta peça tem como base a sistematização de uma metodologia de composição, desenvolvida como trabalho final de mestrado em Artes Musicais (Ricardo 2019), que testa uma possiÌvel associação entre componentes textuais e elementos musicais. PoderaÌ ser encarada como uma transcrição de carateriÌsticas textuais para paraÌ‚metros musicais. Para isso foi desenvolvido um processo de transcrição em que o texto eÌ tratado como dados em bruto – consoante os caracteres individuais e combinações entre letras, em silabas, palavras ou frases – resultando em sequeÌ‚ncias numeÌricas e alturas de notas, e usadas na construção de motivos, acordes, estruturas, etc.; destas transcrições resultam seÌries de notas musicais, com alturas e durações especificas, que são tratadas como o material musical disponiÌvel para o compositor. Não se trata de uma simples transcrição ou codificação direta de texto em muÌsica, mas sim da exploração de como estes processos criptograÌficos podem ser aplicados artiÌstica e criativamente.
Downloads
Referências
AL BERTO. Horto de Incêndio. Porto Editora: Assírio & Alvim, 2017. PESSOA, Fernando. As Flores do Mal. Lisboa: Guerra e Paz, 2014.
RICARDO, João. ...and Words on Music: O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical. Tese de mestrado disponível em: http://hdl.handle.net/10362/82084. NOVA FCSH: 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Ricardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.