Do tempo medido ao tempo sentido: a rí­tmica de Gramani em uma perspectiva africanista

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Autores

  • Bianca Ribeiro Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina | Brasil
  • Luiz Henrique Fiaminghi Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina | Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2880

Resumo

Este trabalho apresenta parte da pesquisa de análise em torno dos estudos rí­tmicos de José Eduardo Gramani apresentados em Rí­tmica (1988) e Rí­tmica Viva (1996). Nossa hipótese é a de que o uso de ostinatos em seus Sambas se assemelha ao uso das timelines na música africana, explorando princí­pios da rí­tmica aditiva que geram motivos assimétricos e dialogam com os padrões polirrí­tmicos da Costa Oeste da África. Tal abordagem desses estudos dentro das perspectivas abertas pela musicologia africana nos permite traçar desdobramentos ligados à performance e à criação musical, estimulando a dissociação de movimentos, percepção e experimentação do fenômeno rí­tmico.

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Biografia do Autor

Bianca Ribeiro, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina | Brasil

Doutoranda em Teoria e Análise pela Universidade de São Paulo USP (2017), Mestre em Música (2016) e Bacharel em Piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2015). Atua nas áreas: piano, rí­tmica, percepção e teoria. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5688-0807. E-mail: biancaribeiro15@yahoo.com.br

Luiz Henrique Fiaminghi, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina | Brasil

Professor doutor na Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis. Estudou violino com Paulo Bosí­sio e Ayrton Pinto (UNESP/SP). É bacharel em composição e regência pela UNICAMP/SP. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em 1987, obteve bolsa de especialização do CNPq para estudar violino barroco e interpretação de música barroca na Holanda, tendo estudado no Conservatório de Rotterdam (com Marie Leonhardt) e no Conservatório de Utrecht (com Alda Stuurop), permanecendo no paí­s até 1992. Atuou em diversas orquestras barrocas, dentre elas a Orquestra Barroca da Comunidade Europeia. Realizou especialização em "Cultura Barroca", pela UFOP, MG, recebendo orientação do Prof. Dr. João Adolfo Hansen (USP) em sua dissertação Violino e Retórica na Escola de Violino de Francesco Geminiani. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3277-5738. E-mail: lhfiaminghi@yahoo.com.br

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Publicado

31.08.2019

Como Citar

Ribeiro, B., & Fiaminghi, L. H. (2019). Do tempo medido ao tempo sentido: a rí­tmica de Gramani em uma perspectiva africanista. Revista Vórtex, 7(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.2.2880

Edição

Seção

Artigos

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