Repetitivo e Barulhento: uma proposta de música (popular) extrema
Visualizações: 71DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2147Resumo
Este trabalho apresenta em forma de texto considerações a respeito de Repetitivo e Barulhento, um conjunto de disco, obra audiovisual e performance criado por Luciano Zanatta e Ricardo De Carli. Os autores são integrantes do Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS e da Medula – coletivo de experimentação sonora. São apresentados aspectos técnicos e conceituais do processo de criativo e relatos memoriais dos autores, na forma de um discurso que alterna entre primeira e terceira pessoa. Repetitivo e Barulhento dialoga com os campos da música popular e do ruído a partir de uma perspectiva de música experimental. O texto aqui apresentado não pretende ser um comentário externo à obra à qual faz referência e, sim, uma camada a mais na sua composição, seguindo, assim, os princípios de pensar fazendo e fazer pensando que caracterizam a pesquisa artística como modalidade de investigação.Downloads
Referências
CAESAR, Rodolfo. Sujeito e objeto em loop: escutar nas entrelinhas. In: SIMPOM, (3), 2014, Rio de Janeiro. Anais do 3º Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro, 2015. 1-17.
CAMPESATO, Lilian. Vidro e Martelo: contradições na estetização do ruído em música. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 2012.
COESSENS, Kathleen, CRISPIN, Darla, DOUGLAS, Anne. The artistic turn – a manifesto. Ghent: Orpheus Institute, 2009.
FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Unesp, 2011.
HARVEY, Jonattan. Music and Inspiration. Londres: Faber & Faber, 2000.
HURON, David. Sweet Anticipation: music and the psychology of expectation. MIT Press, 2008.
IAZZETTA, Fernando. Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – São Paulo: ANPPOM, 2014
IWAO, Henrique. Colagem Musical na Música Eletrônica Experimental. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, 2012.
KIM-COHEN, Seth. In the blink of na ear – toward a non-cochlear sonic art. Nova Iorque: Continuum, 2009. DOI: https://doi.org/10.5040/9781501382796
KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the Expanded Field. October, Vol. 8. (Spring, 1979), pp. 30-44. DOI: https://doi.org/10.2307/778224
LÓPEZ CANO, Rúben; OPAZO, Úrsula San Cristóbal. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias e modelos. México e Barcelona: Fondo Nacional para la Cultura y las Artes de México e ESMUC, 2014.
NOGUEIRA, Isabel, ZANATTA, Luciano e MACHADO, João Carlos. Lusque-Fusque: Composición y Performance entre Canción y Musica Experimental. Ideas Sónicas año 9 nº 17. Centro Mexicano para la Musica y las Artes Sonoras. Morelia: CMMAS, 2016.
REYNOLDS, Roger. Form and method – composing music – the Rothschild essays, Stephen McAdams (ed). Nova Iorque: Routledge, 2002.
ZANATTA, Luciano. Música Popular: considerações sobre o campo no contexto universitário. Simpósio de Estética e Filosofia da Música. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Luciano Zanatta, Ricardo De Carli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.