Luí­s Álvares Pinto e a formação musical no Brasil na segunda metade do século XVIII

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Autores

  • Ladson Ferreira de Matos Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciana Câmara Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1861

Resumo

Este artigo visa discutir alguns aspectos da primeira produção pedagógica conhecida de Luis Álvares Pinto (Recife, 1719-1789). Seu manuscrito intitulado Arte de Solfejar (Recife, 1761) foi analisado no contexto da história da educação e da produção de textos teóricos em música em meados do século XVIII. Constatamos que a Arte de Solfejar reúne informações valiosas sobre as principais dificuldades enfrentadas por iniciantes na leitura musical e que a preocupação central de Pinto era atender essas dificuldades por meio da simplificação das noções básicas sobre música e de exercí­cios práticos para aprimorar a execução do estudante. Observamos, também, que o tratado pode ser visto como um elemento de afirmação de Pinto num contexto de incertezas e insegurança institucional.

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Biografia do Autor

Ladson Ferreira de Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Nascido em Recife, Técnico em Música - Teclado pelo Conservatório Pernambucano de Música. Atualmente cursa o Bacharelado em Cravo na UFPE, sob orientação da Prof. Luciana Câmara.

Luciana Câmara, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel e mestre em música pela UFRJ, mestre em instrumentos históricos de tecla pela Escola Superior de Música de Freiburg, Alemanha, Doutora em musicologia pela Universidade de Glasgow, Reino Unido. Professora de cravo e baixo contí­nuo do Departamento de Música da UFPE.

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Publicado

30.06.2017

Como Citar

de Matos, L. F., & Câmara, L. (2017). Luí­s Álvares Pinto e a formação musical no Brasil na segunda metade do século XVIII. Revista Vórtex, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1861

Edição

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