Da emergência da sonoridade às sonoridades emergentes: mediação tecnológica, emergentismo e a criação sonora com suporte computacional

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Autores

  • Gabriel Rimoldi Universidade Estadual de Campinas
  • Jônatas Manzolli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1857

Resumo

Apresentamos uma visão panorâmica e crí­tica de como o uso computador enquanto artefato de criação musical pode retroagir sobre os próprios modelos composicionais mediados por este. De maneira similar às mudanças de paradigma que o uso de dispositivos de gravação trouxe à criação musical, emergindo disto a sonoridade como um aspecto central do discurso sonoro, o uso de computadores tem potencializado novos campos de ação criativa não orientados à determinação das estruturas da obra em si, mas à criação de condições ambientais favoráveis ao surgimento de estruturas como um aspecto emergente da própria interação entre as partes do sistema. A partir da discussão de distintos modelos composicionais, trataremos como a criação com suporte computacional tem sido explorada como aporte à emergência de novas estruturas.

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Biografia do Autor

Gabriel Rimoldi, Universidade Estadual de Campinas

Gabriel Rimoldi é flautista, improvisador e compositor. Atualmente, é Doutorando em música - subárea Sonologia pela UNICAMP, concentrando suas pesquisas nas áreas de performance, criação e análise mediada por computadores e sistemas interativos musicais.

Jônatas Manzolli, Universidade Estadual de Campinas

Jônatas Manzolli é compositor, matemático e professor titular do Instituto de Artes, pesquisador 1B do CNPq e Coordenador adjunto do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), UNICAMP. É pioneiro na pesquisa brasileira em computação musical, a qual, a partir do olhar da criação musical contemporânea e das ciências cognitivas, é representada numa significativa produção acadêmica voltada aos diálogos entre Arte e Ciência.

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Publicado

30.06.2017

Como Citar

Rimoldi, G., & Manzolli, J. (2017). Da emergência da sonoridade às sonoridades emergentes: mediação tecnológica, emergentismo e a criação sonora com suporte computacional. Revista Vórtex, 5(1), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.1.1857

Edição

Seção

Artigos

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