A função multidisciplinar do compositor eletroacústico Uma abordagem operacional

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Autores

  • Ricardo Oliveira Thomasi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1319

Resumo

As particularidades do material eletroacústico moveram a composição musical para outras dimensões operacionais. Dentre tantos, dois aspectos mostraram-se essenciais para o desenvolvimento da cena eletroacústica: modelos de representação especí­ficos e o contato direto do compositor com seu instrumental. Neste artigo, pretendemos criar um breve quadro de discussões pertinentes à postura do compositor eletroacústico contemporâneo frente às necessidades de integrar algoritmos e narratividade musical em um mesmo sistema composicional. Para tanto, sugerimos a abordagem operacional de Horacio Vaggione como um ponto de partida para eliminar a lacuna entre música e computação musical.

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Biografia do Autor

Ricardo Oliveira Thomasi, Universidade Federal do Paraná

Músico, compositor e instrumentista. Possui mestrado em Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR/FAP). Interesses de pesquisa: linguagens musicais contemporâneas, música eletroacústica, arte sonora e educação musical.

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Publicado

31.10.2016

Como Citar

Thomasi, R. O. (2016). A função multidisciplinar do compositor eletroacústico Uma abordagem operacional. Revista Vórtex, 4(2), 1–9. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1319

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