A função multidisciplinar do compositor eletroacústico Uma abordagem operacional
DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1319Resumen
As particularidades do material eletroacústico moveram a composição musical para outras dimensões operacionais. Dentre tantos, dois aspectos mostraram-se essenciais para o desenvolvimento da cena eletroacústica: modelos de representação específicos e o contato direto do compositor com seu instrumental. Neste artigo, pretendemos criar um breve quadro de discussões pertinentes à postura do compositor eletroacústico contemporâneo frente às necessidades de integrar algoritmos e narratividade musical em um mesmo sistema composicional. Para tanto, sugerimos a abordagem operacional de Horacio Vaggione como um ponto de partida para eliminar a lacuna entre música e computação musical.Descargas
Citas
BUDÓN, Osvaldo. Composing with objects, networks, and time scales: an interview with Horacio Vaggione. Computer Music Journal, 24 (3), 9-22, Massachusetts: MIT, 2000.
BUXTON, William; PATEL, S; REEVES, W; BAECKER, R. The use of hierarchy and instance in a data structure for computer music. Computer Music Journal, 2 (4), 10-20. Toronto, 1978.
CHADABE, Joel. Electric Sound: the past and promise of electronic music. New Jersey: Prentice Hall, 1997.
CRITON, Pascale. Mutation and processuality in the musical thought of Horacio Vaggione. Contemporary Music Review, 24 (4-5), 371-381. Taylor & Francis, 2005.
DUDAS, Richard. Expanding the performance possibilities of real-time computer music repertoire through re-working dated technology. Journal of the Japanese Society for Sonic Arts, 6 (1), 6-11, 2014.
EIMERT, Hebert. Problemas na música eletrônica, 1957. In: MENEZES, F. (org.) Música eletroacústica, história e estéticas. São Paulo: EDUSP, 2009.
LIPPE, Cort. Musings on the status of electroacoustic music today. Proceedings of International Computer Music Conference, 14-20. Athens: ICMC, 2014.
LUCIER, Alvin. Music 109: notes on experimental music. Middletown: Wesleyan University Press, 2012.
MANNING, Peter. The significance of techné in understanding the art and pratice of electroacoustic composition. Organised Sound, 11 (1), 81-90. Cambridge University Press, 2006
MARY, Mario. Emancipación de la estética impuesta por los medios tecnológicos en la música mixta. Ideas Sonicas/Sonic Ideas, 11, 27-36, 2013b.
ROWE, Robert; GARTON, B.; DESAIN, P.; HONING, H.; DANNENBERG, R.; JACOBS, D.; POPE, S.T.; PUCKETTE, M.; LIPPE, C.; SETTEL, Z.; LEWIS, G. Editor's notes: putting Max in perspective. Computer music journal, 17 (2), 3-11. MIT Press, 1993.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado de objetos musicales. Madrid: Alianza Editorial, 1996.
VAGGIONE, Horacio. Objets, représentations, opérations. Versão ampliada de On object-based composition. Interface-Journal of New Music Research, 20 (3-4), 209-216, 1991.
__________________. Some ontological remarks about music composition processes. Computer Music Journal, 25 (1), 54-61, Massachusetts: MIT, 2001.
WISHART, Trevor. Computer music: some reflections. In: DEAN, Roger T. (org.). The Oxford Handbook of Computer Music.New York: Oxford University Press, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Ricardo Oliveira Thomasi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.