os dezenove milhões de nomes de maria camaleão : pedro lemebel no brasil colonial-técno-digital-ficcional do século vintchy-um

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9871

Palabras clave:

Performatividade, Linguagem, Nomeação, Apelido, Cuir

Resumen

este trabajo propone una lectura travestida del texto "los mil nombres de maría camaleón", de pedro lemebel, en articulación con otras referencias artístico-teóricas. se desarrollan en paralelo dos textos – el de nestor en el cuerpo del texto y el de débora en las notas al pie – para dialogar sobre cuerpos queer/cuir y sus procesos performativos de nombramiento como estrategia política de existencia y supervivencia. las estéticas y la políticas queer/cuir se activan como operación de apropiación de discursos violentos dirigidos a cuerpos disidentes, en un intento de desestabilizar las normas. el texto finaliza con un ejercicio de arte bautismal: una nueva sección para la lista de apodos presentada por pedro en su texto original, con una actualización autoficcional de nombres, adjetivos y referencias que destacanse en la vivencia de los cuerpos-cuir disidentes en un interior sureño en el brasil colonizado inserto en la ficción-tecno-digital del siglo veinti-uno.

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Biografía del autor/a

Nestor Varela Junior, UDESC

nestor varela. mestrande em artes visuais na linha processos aritisticos contemporâneos do programa de pós-graduação em artes visuais (ppgav) da universidade do estado de santa catarina (udesc), florianópolis, santa catarina, brasil. tecnólogue em fotografia pela universidade do vale do itajaí (univali), itajaí, santa catarina, brasil.  artista visual, produtorie e mediadorie cultural. florianópolis, santa catarina, brasil.

Debora Pazetto, UDESC

debora pazetto é artista e docente na área de teorias das artes na graduação em artes visuais e na linha de processos artísticos contemporâneos no programa de pós-graduação em artes visuais da udesc. tem graduação em filosofia e em artes visuais, mestrado e doutorado em filosofia da arte. sua atuação transversal (teorias e processos) deriva de pesquisas em teorias queer/cuier, pensamento sapatão e arte drag, que se encontram na dissidência em relação aos binarismos coloniais, incluindo teoria x prática. seus trabalhos se materializam nos campos da escrita instalada e da palestra-performance. além de conspirar junto às potências políticas dos corpos, eles investigam dispositivos acadêmicos – como o periódico, o simpósio/colóquio, a banca, o plano de ensino – enquanto plataformas performáticas. florianópolis, santa catarina, brasil.

Citas

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de perra, hija. “interpretações imundas de como a teoria queer coloniza nosso contexto sudaca, pobre de aspirações e terceiro-mundista, perturbando com novas construções de gênero aos humanos encantados com a heteronorma”. revista periódicus, 1(2), 291–298.

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lemebel, pedro. poco hombre: escritos de uma bicha terceiro-mundista. rio de janeiro: zahar, 2023. moira, amara. história do bajubá, a língua criada pelas travestis. palestra apresentada no seminário estéticas e artes contra-coloniais: confluindo práticas e saberes, 2024. disponível em: <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=b_6p0lcwgig> acesso em 24 out. 2024.

mombaça, jota. não se nasce monstra, tampouco se torna. in: ayerbe, júlia (org). cidade queer: uma leitora. são paulo: edições aurora, 2017. p. 16-21.

Publicado

2024-11-07 — Actualizado el 2025-05-28

Versiones

Número

Sección

Artigos em Poéticas